Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 20/07/2022 - 07:29 Atualizado em 20/07/2022 - 10:09

Estava reunido com diretores dos supermercados e do Bairro da Juventude, tratando da campanha Superação, próximos passos, ajustes, novas iniciativas.

E fiquei pensando...

Por que outros segmentos do setor produtivo não repetem o modelo e se unem em torno de outras entidades e instituições que precisam de recursos para seguir na missão?

Na campanha Superação, quatro redes de supermercados, Bistek, Giassi, Angeloni e Manenti pilotam o projeto.

As redes trazem fornecedores ao projeto, o que permite a identificação de determinados produtos por preços promocionais durante o mês, e parte da receita com venda destes produtos durante aquele mês vai pro caixa do Bairro.

Cada mês um fornecedor é parceiro, uma indústria. E assim funciona como um relógio suíço faz 10 anos.

O Bairro já recebeu em torno de 10 milhões de reais no período. Dinheiro que é bem aplicado nos inúmeros projetos que o Bairro desenvolve, além da educação básica para 1.600 alunos, crianças e jovens carentes da cidade.

Mas o projeto nasceu e se mantêm por causa da postura das redes de supermercados, do desprendimento. Estas redes de supermercados tem disputa direta de mercado. Disputam o cliente todo o tempo.

Mesmo assim eles sentaram para criar o modelo da campanha, modelo único, e fazer acontecer. E de lá pra cá, faz 10 anos, se reunem pelo menos duas vezes por mês.

E sentam à mesa os donos da redes, ou diretores, integrantes do alto comando/ primeiro escalão. E sempre numa relação cordial, fraterna, respeitosa, tratando de pauta única: Campanha Superação, Bairro da Juventude.

Uma postura de elevado espirito público e forte sensibilidade social, compromisso com o mundo externo. 

Não conheço outro caso do tipo no estado. Não sei se existe em outro lugar no país. Mas acontece aqui, e faz 10 anos.
É um case de sucesso, que ajuda a manter o Bairro.

Manfredo Gouveia, do grupo Elizabeth, costuma dizer: Se tivéssemos Bairros da Juventude em cada cidade, pelo Brasil afora, as mazelas sociais do país seriam atenuadas.

Mas, de novo - Por que outros segmentos do setor produtivo não repetem o modelo?

Não tem que ter todos do segmento, mas alguns, como é o caso da Superação. São quatro redes.

Por que não?

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 20/07/2022 - 16:32 Atualizado em 20/07/2022 - 18:03

A chapa da Frente de Esquerda está fechada. 

Décio Lima, Dário Berger e Gelson Merisio se reuniram ontem à noite e definiram últimos detalhes. Já tinham conversado na sexta-feira. 

Hoje, Décio e Merisio estão em São Paulo. Devem se encontrar com Lula.

O senador Dário Berger (PSB) decidiu ser candidato à reeleição, Décio Lima (PT) está confirmado candidato a governador e Gelson Merisio (Solidariedade) aceita ser vice.

A única possibilidade de mudança na chapa, e isso está acertado entre os três, é se o PDT aceitar indicar Jorge Boeira para vice de Décio.

Neste caso, Merisio abre mão da participação na chapa e vai para a coordenação da campanha.

Os três devem esperar por Boeira e o PDT até segunda-feira, quando acontecerão as convenções de PT e Solidariedade, que devem aprovar as alianças e a chapa.

O PDT ficou contrariado com a decisão de repassar vaga do senado na chapa para o PSB (Dário) porque vinha participando da Frente desde o início e sempre deixou claro que o objetivo era ter o candidato ao senado.

Por isso, desde o fim de semana o PDT está encaminhando a candidatura de Jorge Boeira a governador, fora da Frente.

Boeira falou hoje cedo na Som Maior que está motivado em disputar o governo e só não será candidato se o PDT mudar de posição.

Por Adelor Lessa 20/07/2022 - 18:53 Atualizado em 20/07/2022 - 20:37

No Ponto Final desta quarta-feira (20), Adelor Lessa comenta a candidatura de Ricardo Althoff (Novo) como vice-governador de SC. O empresário é o primeiro do Sul a oficializar a composição a chapa à majoritária no Estado para o pleito deste ano. Há outras possibilidades, o professor Alan, do PSTU; e Jorge Boeira (PDT), que tem empresa e título de eleitor em Criciúma. 

Em entrevista à Som Maior, hoje, o pedetista disse estar motivado com a candidatura e que sempre foi o seu desejo. Está pronto, quer ser candidato, vai correr o Estado, vai para campanha e tem energia para isso. Só não será, se o PDT voltar atrás e decidir não ter candidato. 

Ainda, as últimas tratativas da política em SC. 

Confira o comentário completo:

 

 

Por Adelor Lessa 20/07/2022 - 19:01 Atualizado em 20/07/2022 - 19:07

A direção estadual do PL acaba de distribuir nota oficial onde informa que encerrou conversas com o PP, sem acordo, e que vai disputar a eleição com os seu candidatos.

PP e PL, por Esperidião Amin e Jorginho Mello, vinham conversando sobre a possibilidade de aliança, fazendo palanque único para Bolsonaro em Santa Catarina.

Mas, Amin queria que o PL indicasse o seu vice. Nome sugerido foi Felipe Mello, ex-secretário de estado, filho de Jorginho. 

Por sua vez, Jorginho queria Angela Amin de vice.

Não deu casamento. Um não convenceu o outro.

O PP fará sua convenção no sábado e deve homologar Esperidião candidato a governador. 

A tendência é que o PSDB indique o vice e o candidato ao senado na chapa de Amin seja o deputado Kennedy Nunes, do PTB.

A convenção do PL será no dia 5 de agosto, que deve homologar Jorginho Mello candidato a governador com uma chapa "puro sangue".

Jorge Seif candidato ao senado e um vice que pode ser do sul do estado. Daniel Freitas é citado.

Abaixo, a nota do PL:

"NOTA À IMPRENSA

O PL caminha forte e unido nessas eleições defendendo a liberdade e os valores do nosso povo de Santa Catarina. 

Concluímos as conversas com o PP e optamos por garantir o direito de todos os candidatos do nosso partido a concorrerem nesse pleito de 2022".

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 21/07/2022 - 09:14 Atualizado em 21/07/2022 - 09:23

A obra no último trecho do Anel Viário de Criciúma está encaminhada. Os serviços começaram, recursos assegurados, então agora vai. Mas não precisa esperar a obra concluída para tratar do problema que será gerado na chegada ao Rio Maina, onde vai acabar o Anel. 

Se hoje já tranca o trânsito por ali, imaginem o trânsito do Anel desembocando ali, com caminhões e carretas. Não precisa ser Mãe Diná pra prever muita confusão. 

Tem que antecipar o problema. É preciso começar a tratar disso já. Primeiro, para fazer projeto. Depois, buscar recursos.

O que fazer? Estudos técnicos devem definir. Mas cirurgia terá que ser feita para descongestionar, para facilitar o fluxo de veículos. O Anel tem que ser só solução, não gerador de problema.

Podem estar matutando: Mas não viram que isso iria acontecer lá atrás, quando projetaram o Anel?

Acontece que lá atrás, quando projetaram o Anel, ele não terminaria ali. O Anel iria até depois da Vila Manaus, perto do AM Master Hall, perto do Cedup, perto da Olivo. Porque é lá que fecha o anel. Ali, no Rio Maina, nao fecha o anel. 

Mas, hoje a obra para ali porque, por onde passaria o Anel Viário, entre Rio Maina e lá perto do AM, a área foi ocupada com construção de casas, empreendimentos, negócios, prédios. Não tiveram o cuidado de preservar a área. Fizeram o projeto, tocaram a obra e não preservaram, não reservaram a área por onde passaria a obra.

Mas, está feito. Agora tem que tratar do efeito, da consequência. Da consequência da incapacidade, falta de visão e de comprometimento da gestão publica.

Tem que começa a tratar já, para ontem, do que fazer ali no Rio Maina onde vai desembocar o Anel, para descongestionar. E estudar, pelo menos, a possibilidade de ainda completar o anel, num caminho alternativo, num outro caminho, entre o Rio Maina e lá perto do AM Master Hall. Talvez ao lado da estrada de ferro.

Por Adelor Lessa 21/07/2022 - 12:27 Atualizado em 21/07/2022 - 12:31

O PSB acaba de confirmar o que já havia sido antecipado. 
O senador Dário Berger será candidato à reeleição pela Frente, formando chapa com Decio Lima (PT), que será candidato a governador.

Agora, o PDT vai decidir se aceita indicar o vice de Decio ou sai da Frente e lança Jorge Boeira para governador.

Abaixo, a nota distribuída pela assessoria do PSB:

Dário Berger deverá ser candidato a senador pela Frente Democrática

O senador Dário Berger (PSB) deverá ser indicado pré-candidato a senador pela Frente Democrática, compondo a chapa com o pré-candidato ao Governo Décio Lima (PT). O diretório estadual do PSB se reuniu virtualmente na noite de quarta-feira e por ampla maioria definiu que a direção estadual do partido e o senador têm "carta branca" para definir o caminho a tomar.

"Na semana passada estivemos, eu e o Dário Berger, com o ex-presidente Lula e com o ex-governador Geraldo Alckmin onde recebemos um pedido para que o Dário fosse o candidato ao Senado, fortalecendo o palanque do Lula em Santa Catarina e não vejo como dizer não a um pedido desses", disse o presidente do partido Cláudio Vignatti. "O grande objetivo de todos nós nesse momento é a eleição do Lula", completou.


Para o senador Dário Berger, seu grande sonho era ser candidato a governador, mas após o pedido do ex-presidente Lula passou a analisar a possibilidade de concorrer ao Senado mais uma vez. "Estamos diante de uma eleição histórica para o Brasil e para Santa Catarina e não vou me furtar de dar a minha contribuição e estou pronto para atender esse pedido do ex-presidente Lula e do ex-governador Geraldo Alckmin, nossas duas grandes lideranças nacionais", explicou aos membros do diretórios e pré-candidatos a deputado. "Fiz um grande trabalho no Senado e isso me credencia a buscar a reeleição", emendou.

Na próxima segunda-feira a executiva estadual do PSB se reúne para definir a candidatura, que deverá ser anunciada oficialmente. A convenção do partido está marcada para o dia 5 de agosto.

 

Por Adelor Lessa 21/07/2022 - 12:27 Atualizado em 21/07/2022 - 12:31

O PSB acaba de confirmar o que já havia sido antecipado. 
O senador Dário Berger será candidato à reeleição pela Frente, formando chapa com Decio Lima (PT), que será candidato a governador.

Agora, o PDT vai decidir se aceita indicar o vice de Decio ou sai da Frente e lança Jorge Boeira para governador.

Abaixo, a nota distribuída pela assessoria do PSB:

Dário Berger deverá ser candidato a senador pela Frente Democrática

O senador Dário Berger (PSB) deverá ser indicado pré-candidato a senador pela Frente Democrática, compondo a chapa com o pré-candidato ao Governo Décio Lima (PT). O diretório estadual do PSB se reuniu virtualmente na noite de quarta-feira e por ampla maioria definiu que a direção estadual do partido e o senador têm "carta branca" para definir o caminho a tomar.

"Na semana passada estivemos, eu e o Dário Berger, com o ex-presidente Lula e com o ex-governador Geraldo Alckmin onde recebemos um pedido para que o Dário fosse o candidato ao Senado, fortalecendo o palanque do Lula em Santa Catarina e não vejo como dizer não a um pedido desses", disse o presidente do partido Cláudio Vignatti. "O grande objetivo de todos nós nesse momento é a eleição do Lula", completou.


Para o senador Dário Berger, seu grande sonho era ser candidato a governador, mas após o pedido do ex-presidente Lula passou a analisar a possibilidade de concorrer ao Senado mais uma vez. "Estamos diante de uma eleição histórica para o Brasil e para Santa Catarina e não vou me furtar de dar a minha contribuição e estou pronto para atender esse pedido do ex-presidente Lula e do ex-governador Geraldo Alckmin, nossas duas grandes lideranças nacionais", explicou aos membros do diretórios e pré-candidatos a deputado. "Fiz um grande trabalho no Senado e isso me credencia a buscar a reeleição", emendou.

Na próxima segunda-feira a executiva estadual do PSB se reúne para definir a candidatura, que deverá ser anunciada oficialmente. A convenção do partido está marcada para o dia 5 de agosto.

 

Por Adelor Lessa 22/07/2022 - 07:24 Atualizado em 22/07/2022 - 07:51

A semana fecha com duas boas notícias para a região, especialmente, para o Extremo Sul.

A segunda, anunciada ontem, fim da tarde, foi a liberação da licença para obra na Serra do Faxinal, que é o caminho para o Cânions, a partir de Praia Grande.

Praia Grande, hoje, já tem cerca de 200 pousadas e muitos negócios no seu entorno, por causa dos Cânions e dos voos de balão.

Com a pavimentação da Serra, isso vai ser aditivado. 

A cidade vai explodir.

E estamos falando em receita nova a girar na cidade, geração de muitos empregos e uma infinidade de novos negócios.

A primeira boa notícia de ontem veio mais cedo. Anunciamos, em primeira mão, aqui no programa, a liberação da licença para a construção da barragem do Rio do Salto, em Timbé do Sul, praticamente, no pé da serra.

A presidente da Casan deu a informação ao vivo, de primeira.
  
Uma obra milionária, para mais de R$ 150 milhões, que garantirá abastecimento de água nos municípios da Amesc.

Seja para o consumo humano, ou para empresas, indústrias e plantações de arroz.

Vai garantir água para o Extremo Sul Catarinense por, pelo menos, mais cinco décadas.

Com a licença, a obra na Serra do Faxinal deve começar em agosto.

A obra para a barragem ainda vai ter o processo de licitação e o início é projetado para dentro de 90 dias. 

As duas obras são pleitos de pelo menos 30 anos. 

Agora, pelo que está posto, vão sair. 

Essa é a boa notícia, que merece comemoração.

São conquistas do Sul Catarinense que vão melhorar a vida das pessoas e, além disso, permitir o crescimento, desenvolvimento e oferecer segurança aos investidores e aos empreendedores. 

Mas, perguntar, é preciso:

Por que demora tanto?

Outro exemplo a considerar é a pavimentação Serra da Rocinha, BR-285.

Foi anunciada por Mario Andreazza, quando ministro dos Transportes, no fim da década de 60.

E, só agora, fim deste ano, deve ser concluída.

Então, ao mesmo tempo que devemos comemorar as boas notícias de conclusão das preliminares para que as obras sejam iniciadas e executadas, vale uma reflexão sobre a demora para que as coisas sejam realizadas por aqui. 

Isso pode ter relação com a força política da região, ou a falta de, e indica a necessidade de rever formas de ação da região pelas suas bandeiras e pelo atendimento das suas pautas. 

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 22/07/2022 - 17:40 Atualizado em 22/07/2022 - 17:46

O PT acaba de anunciar que na sua convenção estadual, segunda-feira, 18h, será homologada a candidatura do ex-prefeito Décio Lima a governador pela Frente de Esquerda e anunciada a candidatura à reeleição do senador Dário Berger (PSB).

 A vaga de vice vai continuar aberta, sem definição.

O PT e os partidos da Frente vão continuar tentando convencer o PDT a indicar o vice, ou avaliam a possibilidade de ter uma mulher na chapa.

Abaixo, a nota distribuida pela assessoria do PT:

O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina realiza nesta segunda-feira (25/7), às 18h, a sua Convenção Estadual para homologar a indicação do ex-deputado e ex-prefeito de Blumenau Décio Lima como pré-candidato ao governo de Santa Catarina e das pré-candidaturas a deputados federal e estadual  do PT para as eleições de 2022.

Em seguida, às 19h, haverá um ato político da Frente Democrática,  com a participação do senador Dário Berger e dos presidentes dos partidos da Frente, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). 

Ao final dos eventos,  haverá entrevista coletiva com os dirigentes estaduais das siglas, que será transmitida ao vivo pelas nossas redes sociais. 

Por Adelor Lessa 22/07/2022 - 20:41 Atualizado em 23/07/2022 - 08:13

O PDT catarinense decidiu ontem à noite rejeitar a proposta de indicar o candidato a vice-governador na Frente de Esquerda e lançar a candidatura do ex-deputado Jorge Boeira a governador.

O presidente estadual do PDT, Manoel Dias, disse que já conversa com outros partidos sobre alianças, mas não afasta a possibilidade de chapa pura.

"Temos filiados do oeste do estado e do norte que já estão preparados para compor a chapa. Vamos tentar alianças, mas se for preciso, temos bons nomes para vice e senador", afirmou.

Maneca diz que o PDT participou da fundação da Frente de Esquerda, ano passado, apostou nela, mas desde o início registou que o PDT queria indicar o candidato ao senado. 

"O PSB entrou na Frente na virada do ano, ficou na duvida se ficava ou não, e acabou levando a vaga de senador. Então, o PDT decide fazer o seu caminho, tem um bom candidato a governador para fazer parceria com o nosso candidato a presidente", acrescentou.   

Por Adelor Lessa 23/07/2022 - 07:49 Atualizado em 23/07/2022 - 17:26

Florianópolis foi "invadida" hoje por políticos do interior do estado de vários partidos que vão participar das convenções para definição de alianças e chapas para a eleição de outubro.

Convenções que mais chamam atenção são do MDB, PP e Republicanos.

União Brasil e PSD fará convenção conjunta, a partir de 16h, para homologar Gean Loureiro para governador, Eron Giordani vice e Raimundo Colombo senador.

Colombo não participará porque positivou para Covid-19 e está em isolamento por recomendação médica.

Mas, será um ato festivo, porque já está tudo definido.

Todas as atenções, no entanto, estarão voltadas para a convenção do MDB.

Políticos "graduados" do MDB projetam uma decisão apertada na convenção.

Dois deputados do partidos ouvidos pela manhã disseram que o trabalho do grupo que apóia aliança com Governador Moisés realizados nos ultimos dois dias pode garantir a vitóiria.

Aliados de Antídio apostam que os convencionais de cidades que não são governadas pelo pelo partido podem garantir a maioria. 

Militantes do partido ocuparam desde cedo a entrada da Assembleia Legislativa onde está sendo realizada a convenção.

O que for decidido pelos delegados do MDB vai encaminhar a montagem do quadro de candidaturas para a eleição.

O MDB vai decidir entre apoiar a reeleição do Governador Moisés e indicar Udo Doehler de vice, ou bancar a candidatura própria do ex-prefeito Antidio Lunelli a governador.

Moisés estará esperando na convenção do Republicanos. Se o MDB fechar com ele, vai ao seu encontro e fará um fechamento festivo da convenção do Republicanos.

Se o MDB optar por Lunelli, Moisés deve buscar acordo com PP e PSDB.

Udo Doehler e Antidii Luneli chegaram na convenção do MDB às 10h30.

Foto: Udo Doehler na convenção do MDB
Foto: Antidii Luneli na convenção do MDB

O PP já homologou Esperidião Amin, candidato a governador, e aguardar as outras convenções.
Amin recebeu na convenção do PP o ex-governador Leonel  Pavan e o ex-deputado Gilmar Knaesel, que são da cúpula estadual do PSDB.

O auditório do Hard Rock estava lotado com a convenção do PP.

Se o MDB fechar com Moisés, Amin fica mais candidato e vai procurar acordo com o PL de Jorginho Mello, o PSDB e o Republicanos.

Se o MDB não fechar com Moisés, Amin e PP podem dar o vice de Moisés.

A mostrar como será movimentado o ambiente político neste sábado.

Foto: Pavan falando de aliança com Amin na convenção do PP
Foto: Convenção do PTB acontece no plenário da Assembléia Legislativa
Foto: Amin discursando na convenção do PP aclamado como candidato a governador

 

Por Adelor Lessa 25/07/2022 - 07:14 Atualizado em 25/07/2022 - 07:40

A partir de hoje, estamos há 67 dias das eleições. Menos de dez semanas.

O fim de semana teve várias convenções, hoje tem mais, e os candidatos estão quase todos definidos.

Então, precisamos estar preparados para falar com os candidatos, especialmente, os que vão disputar o Governo do Estado, para tentar firmar compromissos deles com os pleitos da cidade e da região.

Vamos fazer na Rádio Som Maior, com o Portal 4oito, entrevistas e debates com todos os candidatos a governador, sobre as pautas da cidade e da região. 

Mas, quais as pautas?

Para que seja a expressão e o pensamento da maioria, a montagem da pauta deve sair de um processo coletivo.

Para isso, montamos uma mesa redonda com a Unesc e representantes do setor produtivo e da gestão pública.

A Unesc fez um trabalho técnico para apurar necessidades e possibilidades para garantir o desenvolvimento da cidade e da região.

As principais conclusões serão colocadas à mesa para subsidiar a discussão que vai eleger as principais pautas de momento, que serão as que vamos tratar com os candidatos.

Porque não adianta apenas ouvir o que os candidatos têm a dizer.

É preciso que os candidatos falem sobre o que interessa para quem vive aqui.

Se deixar solto, eles passam por aqui, falam o que vem à cabeça, talvez sem estudar profundamente o que precisamos para continuar crescendo, acabando e oferecendo boa qualidade de vida as pessoas e vão embora.

E a eleição ficará apenas como ocasião em que serão eleitos os deputados, governador, senado e presidente.

Isso é pouco.

Vamos aproveitar melhor o processo.

Fazendo incluir nossos assuntos, nossas pautas, nos planos, nos programas e nos discursos dos candidatos.

Porque isso gera compromisso.

E depois, vamos cobrar dos eleitos. E ficará mais fácil de cobrar.

Porque compromissos foram assumidos.

Entendemos que é o nosso papel, na defesa dos interesses da região.

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 25/07/2022 - 11:30 Atualizado em 25/07/2022 - 11:56

A cidade de Criciúma precisa de obras estruturantes para garantir crescimento e desenvolvimento, e o Anel de Contorno Viário é prioridade.

Como hoje o anel já tem "gargalos", onde trava o fluxo de caminhões em vários horários, duas alternativas foram apresentadas. Duplicar o anel atual e construir um novo.

O assunto abre a pauta que passa a ser tratada pela Som Maior e o 4oito com os candidatos a governador.

A pauta foi definida hoje pela manhã durante mesa redonda na Som Maior.

Primeiro, a professora Giseli Lopes, pró-reitora da Unesc, apresentou uma do que foi apurado nos estudos feitos pela universidade sobre prioridades para os municipiois da região.

Depois, foi encaminhada a discussão com representantes do setor produtivo e da gestão pública sobre as pautas a tratar com os candidatos.

Pasrticiparam da mesa redonda, presidente e vice-presidente da Acic, Valcir Zanette e Frank Hobold, diretora da Associação de Jovens Empreendedores, Renata Gomes, e presidente da Amrec, prefeito José Cláudio Gonçalves, de Forquilhinha.

Além do Anel Viário, foram incluídos na pauta um novo canal duplicado de Criciúma para a BR-101 (em princípio, as rodovias Luiz Rosso ou Jorge Lacerda), extensão da Via Rapida até Balneário Rincão, aumento do efetivo policial com investimento em tecnologia e inovação, e ampliar ofertas de educação profissional, para suprir a carência de mão de obra.

Os integrantes da mesa também defenderam o investimento na educação básica e compromisso com reforma administrativa.

 

 

Por Adelor Lessa 25/07/2022 - 16:08 Atualizado em 25/07/2022 - 18:18

O presidente estadual do PDT, Manoel Dias, gravou depoimento em vídeo para o líder no estado do movimento "Todos com Ciro", Jarbas Murilo Rogelin, onde convoca os filiados para a convenção do partido que marcou para sábado e confirma a decisão de lançar o ex-deputado e empresário de Criciúma, Jorge Boeira, como candidato a governador.

A convenção será realizada na Assembleia Legislativa, a partir de 9h.

Até lá, o PDT define os candidatos a vice-governador e senador.

Desta forma, o partido consolida afastamento da Frente de Esquerda, informação dada aqui em primeira mão na sexta-feira à noite, logo depois de reunião da executiva estadual.

Abaixo o vídeo:

 

Por Adelor Lessa 26/07/2022 - 08:31 Atualizado em 26/07/2022 - 08:58

A pauta definida na mesa redonda montada aqui, começou a ser usada ontem mesmo. Tinha sido aprovada minutos antes, estava saindo do forno, e já foi levada ao governador Carlos Moisés, durante entrevista exclusiva, ao vivo. 

A pauta foi aprovada, na Som Maior, ao vivo, em mesa redonda com representantes do setor produtivo, da gestão pública e da Unesc.

O objetivo, com a mesa, era tirar uma pauta com os temas que mais interessam à cidade e região, que a Som Maior e o 4oito vão usar nas entrevistas com os candidatos a governador na campanha deste ano.

Para que eles, os candidatos, não passem por aqui falando apenas o que pensam ou imaginam ser importante.

Mas, que falem sobre o que realmente é importante para quem aqui vive, investe e trabalha.

Nós poderíamos ter montado essa pauta com a equipe de jornalistas e comentaristas da Som maior e do 4oito. Mas, seria a nossa pauta.

Entendemos que o melhor é que seja uma pauta extraída de um processo coletivo. Por isso, a Unesc trouxe ideias, sonhos e planos apurados nas discussões e pesquisas técnicas feitas em Criciúma e nos municípios.

Tudo colocado à mesa, foi subsídio para abrir o debate. E vieram sugestões de cada um dos participantes, pelas suas percepções e das entidades e grupos que representam. Tudo ao vivo, aqui, ontem, durante uma hora. 

Definida a pauta, desfeita a mesa, foi pro ar o Governador Moisés, entrevista, ao vivo, e já foi tratado o ponto número um da pauta: Necessidade de obras estruturantes para garantir o desenvolvimento e crescimento da cidade de Criciúma e região. 

Destaque para o Anel Viário de Criciúma, que hoje, dá sinais de não conseguir mais atender a demanda. Em alguns pontos, em determinados horários, como na área industrial da Linha Batista, há congestionamentos.

O governador disse que vai incluir no seu plano de governo.                       

Hoje, levamos o assunto ao ex-prefeito Gean Loureiro, candidato a governador. Ele lembrou que já havia falado do assunto na semana passada, quando esteve no estúdio na Som Maior, e assumiu compromisso de encaminhar o projeto. 

É preciso tratar de um novo Anel Viário para a cidade ou duplicar o atual. Foi o que definiu a mesa e o que colocamos ao governador. E ele falou a respeito. Ou seja, se não estava na sua agenda, passou a estar.  

E assim será com todos os candidatos.

Vamos trabalhar, a partir de agora, na cobertura da eleição com essa pauta na mão, que tem ainda a necessidade um novo canal duplicado de Criciúma para a BR-101. E a extensão da Via Rápida até o Balneário Rincão, além do aumento de efetivo policial na cidade, com investimento em tecnologia e inovação. E investimento na educação profissionalizante. 

Outros assuntos, outras ideias e outros pleitos, poderiam ser tratados. Mas, como não dá de tratar de tudo, vamos considerar o que foi incluído na pauta aprovada na mesa redonda de ontem.

E, assim, fazemos o nosso papel, porque a nossa missão é estar a serviço dos interesses da cidade e da região. É ser instrumento da comunidade, na busca por melhores condições de vida para todos. 

Ouça o comentário completo:

 

Por Adelor Lessa 26/07/2022 - 18:56 Atualizado em 26/07/2022 - 18:57

No Ponto Final desta terça-feira (26), Adelor Lessa fala sobre um novo nome que surge à mesa de pré-candidatos a uma cadeira no Legislativo. Tati Teixeira (Patriota), ex-vereadora de Criciúma. Falta o anúncio oficial, mas está encaminhado. O quadro é favorável, conforme a leitura dela e de seus aliados. É um fato novo.

Outro fato novo é que Antídio Lunelli (MDB) deve concorrer a uma cadeira no Legislativo de Santa Catarina. A informação foi dada com exclusividade à Som Maior nesta terça-feira (26). Mas, o clima não mudou com relação à cúpula do partido. Inclusive, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, o político disse que a convenção de sábado foi suja, marcada por corrupção, e que teve advogado, que iria votar nele, que ganhou R$ 15 mil para não votar.

Além disso, Décio Lima (PT), candidato a governador pela Frente de Esquerda, disse que está em conversa com o PDT. "Conversei hoje, ontem e vou conversar amanhã, depois, até os 45 minutos do segundo tempo e se tiver prorrogação", comentou.

 Ou seja, o PT e Frente de Esquerda continuam com esperança de que o PDT não confirme candidatura própria ao Governo do Estado e aceite indicar o vice. 

Confira o comentário completo:

 

Por Adelor Lessa 27/07/2022 - 07:28 Atualizado em 27/07/2022 - 08:42

Época de campanha, tempo certo para tratar de novas possibilidades para atender e fazer melhor à vida das pessoas.

Na mesa redonda feita aqui nesta semana para tratar das pautas da região, o presidente da Amrec, prefeito Neguinho, trouxe ao debate a proposta de um hospital público. 

Hospital geral para atender pelo SUS. 

Criciúma é a única sede da microrregião, único polo regional, que não tem hospital geral público.

Tem o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, mas é nichado, atende uma faixa dos pacientes do SUS.

Hospital da prefeitura, administrado pelo estado.

Hospital geral público que atende pelo SUS, não tem.

O Hospital São José cumpre o papel, atende pacientes do SUS. E faz bem. 

Mas é o único.

Via de regra, lotado.

Uma segunda alternativa, segunda porta, é importante. Dá mais segurança. 

Criciúma tem curso de Medicina na Unesc.

Unesc já administrou o Hospital Regional de Araranguá. E administrou bem. 

Unesc tem profissionais para fazer tocar um hospital. 

Alunos que precisam fazer residência, práticas e especialização.

E tem formados que são colocados no mercado.

A Unesc acaba de assumir a Unidade de Saúde Central de Criciúma, com seus profissionais, alunos e estagiários. 

A Unesc tem uma Clínica de Saúde que é quase um pequeno hospital.  

A rigor, a Unesc poderia fazer um hospital universitário.

Mas, seria alto risco, porque a Unesc nao pode operar no vermelho. 

Não tem retaguarda financeira.
Se colocar um hospital universitário a operar, e faltar recurso para fechar as contas, a Unesc teria que tirar do seu caixa, de outras dotações.

Seria tirar dos pés para cobrir a cabeça. Faltaria para outras obrigações. 

Poderia, no entanto, ser encaminhada uma operação em parceria a três mãos. 

O município de Criciuma tem o Hospital do Rio Maina, é da prefeitura.

A Unesc tem profissionais, expertise, plenas condições de fazer funcionar um hospital.

O estado teria obrigação de contemplar Criciúma com um hospital público, porque é a única cidade polo regional do Sul que não tem. 

Araranguá, sede da Amesc, tem. 

Criciúma, sede da amrec, maior cidade de todo o Sul, não tem.

Então, porque não juntar os três: 
prefeitura, que coloca a estrutura, o hospital. Unesc, que faz funcionar. E o estado, que aporta recursos para garantir que as contas não vão fechar no vermelho. 

Seria um jogo de ganha-ganha para a região, que se consolidaria como referência na saúde. 

E as pessoas teriam mais segurança no atendimento. 

Então, por que não?

Um hospital público para Criciúma e região.

Uma proposta para ser tratada pelos políticos, especialmente, os candidatos. 

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 27/07/2022 - 08:08 Atualizado em 27/07/2022 - 08:51

O médico, ex-deputado e ex-secretário estadual de saúde Dalmo Claro de Oliveira, de Joinville, pode ser o candidato a vice-governador, sendo companheiro de chapa de Jorge Boeira, candidato a governador, chapa pura do PDT.

A direção do PDT já consultou Dalmo e sinalizou positivamente.

O partido tem reunido sua executiva diariamente para tratar da montagem de chapa e discutir encaminhamentos para campanha para o governo em chapa pura.

O candidato ao senado deve ser do oeste do estado.

Um dirigente do PDT disse agora a pouco que a decisão de ter candidato a governador é fato consumado. "Nas reuniões da executiva nem se fala mais em possivel aliança com o PT", acrescentou.

O PDT fará convenção estadual no sábado, em Florianópolis, que vai homologar a chapa majoritária, e dezenas de onibus do interior do estado devem levar filiados e militantes. 

 

Por Adelor Lessa 27/07/2022 - 17:23 Atualizado em 28/07/2022 - 09:24

Foi revogada, agora a tarde, a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça que poderia atrasar o andamento da comissão da Câmara de Vereadores de Urussanga que trata da cassação de mandato do prefeito Gustavo Cancelier (PP).

Com a revogação da liminar, foi encerrada a instrução do procedimento e aberto prazo de até cinco dias para alegações finais.

Depois disso, a comissão apresentará o seu relatório final no dia 3 de agosto, e, sendo pela cassação, será marcado julgamento no plenário da Câmara.

Decisão pode sair ainda na primeira quinzena de agosto.

O pedido de cassação de mandato do prefeito Gustavo Cancelier está baseado na denúncia do Ministério Público Federal de desvio de recursos públicos no seu primeiro mandato.

A denúncia, depois do inquérito da Polícia Federal, foi aceita pela Justiça Federal, e gerou a ação que está tramitando.

Além de Cancellier, outros 12 são réus na ação.

 

Por Adelor Lessa 27/07/2022 - 20:18 Atualizado em 27/07/2022 - 20:22

No Ponto Final desta quarta-feira (27), Adelor Lessa comenta sobre a fila de espera no pedágio de Araranguá. Cerca de 15 minutos. O jornalista também fala sobre a confirmação da liberação da licença ambiental para a pavimentação da Serra do Faxinal.

Na política, o PDT deve encaminhar chapa pura na convenção do partido, com Jorge Boeira como candidato a governador de Santa Catarina e Dalmo Claro, ao seu lado, de vice. 

Enquanto isso, Décio, Dário e Merísio sonham com a possibilidade de ter o PDT na Frente Democrática e conversaram, hoje, com o PSOL e líderes da Rede. 

Ouça o comentário completo:

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito