O único nome da região de Criciuma na disputa da eleição majoritária neste ano deve ser o deputado federal Jorge Boeira, candidato ao senado pelo PP. Se nada mudar a partir de hoje, a sua candidatura será homologada no domingo pela executiva estadual do partido.
Do sul do estado ainda terá outro candidato ao senado - vereador de Tubarão, Lucas Esmeraldino, pelo PSL, partido de Bolsonaro, que estará aliado à Gelson Merisio, PSD. Acertou ontem.
Para governador ou vice, ninguém do sul. A região estará fora do “núcleo de poder” do governo do estado a partir de janeiro de 2019.
É o que está encaminhado e não há nenhuma sinalização efetiva para possibilidade de mudança no quadro.
O que ainda pode mudar, não deve incluir nomes do sul para governador, ou vice.
A rigor, só perspectiva de mudança nas candidaturas encaminhadas por PSD e PSDB. Os dois partidos estão em reuniões desde segunda-feira. Já quebraram o gelo e estabeleceram canais de comunicação.
A dificuldade inicial era um candidato a governador abrir mão em favor do outro - Paulo Bauer, PSDB, e Gelson Merisio, PSD. A saída pode ser um terceiro nome, de consenso.
Ontem à noite, era possível trabalhar com a hipótese de aliança entre os dois partidos em torno da candidatura a governador do ex-prefeito Napoleão Bernardes, PSDB. Gelson Merisio seria o vice.
Paulo Bauer, PSDB, iria ao senado (tentaria reeleição), junto com Raimundo Colombo, PSD, na outra vaga.
É a principal “mexida" que pode ainda pode dar no mapa para a eleição.
A outra especulação era sobre a chapa do MDB.
A posição irredutível do ex-governador Paulo Afonso, MDB, em se fazer candidato a senador poderia desfazer o acordo com o deputado Jorginho Mello, PR.
Jorginho não aceita estar na aliança com o MDB, se o partido tiver candidato a governador e senador.
Mas, o candidato a governador do MDB, deputado Mauro Mariani, foi enfático ontem à noite em Criciúma - “o MDB não terá candidato a senador, isso está acertado, o Jorginho é nosso candidato a senador”.
Carta branca
Mauro Mariani, ontem à noite em Criciúma:
Sobre Carmem Zanoto como sua vice - “Carmem eu sempre quis como vice, era o meu sonho, é uma pessoa muito competente, hoje (ontem) ela aceitou o convite e vamos nos apresentar como candidatos a governador e vice na convenção do MDB, no sábado”.
Sobre risco de perder Jorginho pela candidatura de Paulo Afonso ao senado: “Risco zero, não existe, o MDB na sua totalidade, com exceção do Paulo Afonso, me deu carta branca para negociar composições, e eu estou fazendo isso, está definido com o Jorginho que ele será nosso candidato ao senado e o MDB não terá candidato ao senado, eu sou homem de palavra”.
Com vereadores
Mauro Mariani se reuniu ontem à noite em Criciuma com 70 vereadores do MDB da Amrec e Amesc.
No total, o partido tem 89 vereadores na região.
O senador Dario Berger estava com Mariani.
“Os compromissos do Eduardo Moreira com o sul são meus compromissos”, disse no discurso.
Eduardo estava no exterior até ontem, retorna ao estado hoje à tarde.
Colombo processado
Depois de comemorar o arquivamento de uma denúncia no STJ, o ex-governador Raimundo Colombo sofre um pesado revés na justiça catarinense. O juiz eleitoral João Alexandre Dobrowolski Neto aceitou denuncia crime feita contra ele pelo Ministério Público por caixa dois.
Pela decisão do juiz, Colombo está processado e passa a ser investigado pela prática de caixa 2 nas duas últimas eleições estaduais.
Pena prevista em casos do tipo é reclusão de até cinco anos.
Isso pode afetar sua candidatura ao senado.
Novo vice
Se não fechar acordo com o PSDB, Gelson Merisio vai manter candidatura ao governo e deverá ter como candidato a vice o radialista e apresentador de televisão Helio Costa, PRB.
O nome de Helio foi apresentado na reunião que Merisio teve ontem com os deputados da bancada do PSD e foi aprovado.
Neste caso, a chapa seria fechada com Lucas Esmeraldino, de Tubarão, PSL, e Raimundo Colombo, PSD, candidatos ao senado.
Márcio federal
O ex-prefeito Márcio Burigo já se movimenta na região como candidato deputado federal pelo PP, na vaga de Jorge Boeira, que se prepara para disputar o senado.
Marcio almoçou ontem com Boeira e recebeu a garantia de apoio total. O deputado prometeu repassar todo o seu esquema politico na região.
Amanhã, Márcio deve participar da reunião que Esperidião Amin fará com os candidatos a deputado do partido.
No conselho
Valdeci da Rosa, representante da associação dos aposentados do distrito de Rio Maina, foi nomeado (e já empossado) conselheiro titular no conselho da previdência social.
O ato foi assinado pela gerente executiva do INSS em Criciúma, Arlete Rizzatti.