Tem horas que você sente que sua empresa está uma bagunça e que ninguém sabe o que tem que fazer?
As tarefas estão empacadas, não fluem de uma pessoa para outra e as datas de entrega são confusas?
Se você quer resolver essa situação do fluxo de atividades e da gestão de equipes no seu negócio, a ferramenta Trello é a solução ideal.
Simples de operar e baseada em lista de tarefas, é um software muito visual e intuitivo, além de contar com uma versão gratuita que resolve boa parte de seus problemas.
Nesta postagem, você vai conhecer tudo sobre a ferramenta Trello, inclusive porque foi adquirida recentemente por quase meio bilhão de dólares.
A psicologia do checklist e a ferramenta Trello podem revolucionar seu negócio
Segundo estudos científicos, dividir grandes tarefas em pequenos blocos, mais fáceis de completar, ajuda a te deixar mais motivado.
Essa teoria se baseia na chamada “psicologia do checklist”, segundo a qual, a cada pequena tarefa concluída em direção do objetivo maior, nosso cérebro se sente recompensado, libera dopamina e nos anima a prosseguir.
E o esquema de organização de equipes e fluxos de trabalho do Trello, inspirado nokanban, se baseia exatamente nisso: Quadros de equipes onde listas de tarefas contém cartões (que as descrevem em detalhes)e fluem de uma lista para a outra, até serem concluídas.
Pera aí! Como funciona isso?
O funcionamento da ferramenta Trello é muito simples:
Depois de se cadastrar no site (gratuitamente) você convida os integrantes de seu time para um quadro, onde ficam as listas de tarefas.
Por exemplo: você pode ter um quadro com o nome “Expedição” e convidar para participar dele todos os integrantes dessa equipe e outros, que podem colaborar com eles.
Em seguida, você organiza a lista das atividades necessária para fazer a expedição de um item.
A primeira lista pode ser “entrada”, onde os pedidos de entregas são colocados.
A segunda pode ser “retirada do estoque”
A terceira “conferência de itens e embalagem”, seguida de “endereçamento do destinatário” e “enviado”. Por fim, pode haver uma última lista “confirmação de recebimento pelo destinatário”.
Para colocar um pedido na lista de entrada, é criado um cartão com todas as informações necessárias para que ele possa ser entregue, como os itens que devem ser enviados, a data de entrega, o endereço, outros dados do destinatário e até, se for o caso, assinalar o funcionário responsável por esse pedido específico.
Conforme esse funcionário lê o cartão e retira os itens do estoque, ele o transfere para a segunda coluna, e assim por diante, até que todas as tarefas de cada remessa sejam feitas.
Note que sempre estarão surgindo novas entradas, mas como o quadro é supervisual e intuitivo, o gerente dessa área, só de bater o olho nele, já sabe quantos pedido estão em andamento, quantos, estão esperando para serem iniciados, se tem algum parado na conferência e assim por diante.
Sim, é tudo muito simples e funciona muito bem. Foi por isso que uma das maiores empresas de ferramentas de colaboração e gestão de equipes, a Atlassian, comprou o Trello recentemente por 425 milhões de dólares. Vale cada centavo.
Outra das grandes vantagens da ferramenta Trello é que ela conta com uma série de integrações prontas com outros softwares.
Isso facilita muito o seu trabalho e de sua equipe, automatizando algumas tarefas e evitando que se tenha que sair de uma ferramenta para outra para saber o que está acontecendo por lá.
Espero que gostem e usem.
Até o próximo artigo.
Fonte: pluga.co