Sua empresa já fez o planejamento para 2018? Uma análise de SWOT pode ajudar e muito na hora de fazê-lo.
Conhecer sua própria empresa é extremamente importante para se ter sucesso. A partir daí, analisar os mais diversos aspectos que englobam uma área são vitais para o desenvolvimento e o aprimoramento da mesma.
As mudanças no mercado são uma realidade e da forma como padrões de consumo mudam, algumas demandas somem e outras crescem. Por isso, um negócio de sucesso precisa se manter e se atualizar a partir dessas mudanças.
SWOT é um estudo abrangente que analisa a competitividade de uma empresa com base em suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Uma análise SWOT ajuda um empresário a identificar o que está fazendo bem, onde pode melhorar e como ele está no mercado e como está a concorrência.
Qual é o objetivo de realizar uma análise SWOT?
A realização de uma análise SWOT ajuda a entender completamente o seu negócio, apresentando um ponto de vista das operações da empresa por um ângulo diferente. Para novas empresas, essa análise é fundamental para o processo de planejamento da organização. No entanto, pode ser realizada a qualquer momento. A análise de SWOT é uma das formas de ajudar uma empresa a descobrir se o negócio está no caminho certo.
Forças e fraquezas (Strengths and Weaknesses)
O componente de força e fraqueza do SWOT é interno ao negócio. Como exemplo, uma força pode ser a propriedades de marcas e patentes, conhecimento de mercado, qualidade dos produtos, enquanto falta de recursos financeiros, baixa qualidade de mão de obra ou a localização física ruim podem ser uma fraqueza significativa. Conhecer as forças e as franquezas podem ajudar muito a empresa a melhorar os aspectos que precisam ser melhorados e maximizar aqueles que já são fortes. Saber é o primeiro passo para mudar.
Oportunidades e Ameaças (Opportunities and Threats)
Oportunidades e ameaças geralmente são externas à organização. Um exemplo de uma oportunidade é o potencial de um novo mercado, descobrir um novo fornecedor, enquanto uma possível ameaça pode ser um novo concorrente, uma mudança tecnológica ou uma mudança de regra tributária.
Conhecer as oportunidades e ameaças pode ser vital para se prevenir de siotuações sem saída no futuro. Neste caso também saber é o primeiro passo para mudar.
Quem deve participar da análise SWOT?
Uma análise SWOT só é eficaz se leva tudo em consideração. Nenhuma área da empresa deve ser deixada de fora, tornando importante incluir representantes de todos os departamentos ou equipes. A análise pode trazer questões à luz que não estavam anteriormente no radar de uma empresa. Se sai empresa for pequena pode ser muito produtivo trazer um consultor para mediar o trabalho.
Como realizar uma análise SWOT
Comece fazendo uma lista de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
Considere realizar uma sessão de brainstorming em grupo para identificar fatores em cada categoria.
Você também pode pedir a cada membro da equipe que faça sua própria lista e compartilhe e compile os resultados.
Não se preocupe com a elaboração dos fatores de cada categoria na primeira tentativa. Comece com pontos marcantes para identificar fatores relevantes em cada categoria.
Uma vez que o brainstorming esteja completo, crie uma versão final da análise SWOT listando todos os fatores em cada categoria com a maior prioridade colocada na parte superior e inferior na parte inferior.
Terminei a matriz… E agora?
A análise sem ações não tem serventia alguma. A avaliação de todos os fatores internos e externos relacionados ao seu negócio deve ajudar nas tomadas de decisão.
A dica é ver como as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades se relacionam entre si.
O objetivo é maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos.Cada força, fraqueza, ameaça e oportunidade deve ser trabalhada como um plano de ação.
No fm das contas, a análise SWOT resulta em um grande aprendizado sobre a sua empresa e o seu mercado. Aproveite esta ferramenta não só para a tomada de decisões, mas também para conhecer a fundo o seu negócio e envolver seus colaboradores nesse conhecimento.