As empresas que sobrevivem e crescem são aquelas que são as mais criativas e inovadoras. Essas organizações não só copiam o que os outros fazem, elas usam ideias inovadoras de outras como inspiração para si e criam coisas novas. Elas tendem a se distanciar de concorrentes ao invés de competir com eles. E se veem outra empresa copiando o que elas fazem, elas criam algo novo e melhor.
Gostaria de ser uma dessas organizações? Você pode ser.
Na verdade, todas as empresas podem ser mais criativas e inovadoras independentemente da sua experiência, produto ou serviço. Quando você aplica criatividade e inovação a todos os aspectos do seu negócio, você pode ficar à frente de um mercado em mudança e da competição.
O que é Criatividade?
A criatividade é uma função de conhecimento, curiosidade, imaginação e avaliação. Quanto maior a sua base de conhecimentos e nível de curiosidade, mais ideias, novos processos e estratégias você pode criar.
O que é Inovação?
Entretanto, ter o conhecimento não garante a inovação , é preciso colocar em prática. Inovação é, acima de tudo, execução.
Perceba que a criatividade e a inovação são diferentes. A criatividade refere-se à geração de ideias novas. A inovação refere-se à aplicação de uma ideia. Em outras palavras, a inovação é a criatividade aplicada.
Para começar nosso blog vou deixar aqui 10 estratégias para aumentar sua criatividade e inovação:
1-Pessoas verdadeiramente criativas fazem muitas sinapses, porque desenvolveram em si a capacidade de observar e cruzar as informações. Leia muito, leia coisas que você normalmente não lê, visite concorrentes, viaje para outras cidades e países, tudo isso para “afiar seu machado”;
2-A inovação é baseada no conhecimento, portanto, você precisa expandir continuamente sua base de conhecimento;
3-Suas crenças e percepções podem limitar seu raciocínio. Tenha cuidado com a forma como você está percebendo as coisas. Em outras palavras, fuja do “eu sempre fiz assim”;
4-Pratique mentalmente suas ideias, imagine ela colocada em prática. Como seria a reação dos clientes, funcionários e concorrentes. Lembre que toda ação tem uma reação;
5-Deixe suas ideias "incubarem" um pouco, dê uma pausa a elas e volte. Quando voltar irá perceber defeitos que não tinha percebido;
6-Experimente, teste o máximo que puder, colocar em prática faz surgir problemas que você não tinha percebido na fase de ideação;
7-Veja os atuais processos como passiveis de serem melhorados sempre. Tome cuidado para não se acomodar com processos que estão funcionando bem há muito tempo;
8-Defina o problema completamente. Quando você define o problema real, você pode resolvê-lo e seguir em frente, porque todos os problemas têm soluções;
9-Olhe para onde os outros não estão olhando para ver o que os outros não estão vendo;
10-Perceba a hora de parar de ter ideias novas para resolver um problema. Muitas vezes, apresentamos várias ideias e começamos a inovar e então temos mais ideias e nunca colocamos uma em prática;
Você pode ter sucesso no mundo atual e futuro, mas precisará fazer diferente e melhor do que fez até agora. E lembre, se você estiver sendo copiado pelos concorrentes isso é um bom sinal de que está no caminho certo. Não pare.
O problema é quando pararem de lhe copiar.