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Gratidão é o caminho, mas não um atalho!

Por Claiton Pacheco Galdino 06/03/2018 - 09:00 Atualizado em 06/03/2018 - 14:11

 

Precisamos de pelo menos 3 comentários positivos ou elogios para superar o impacto de um comentário negativo. Ou seja, ouvir ou sentir algo negativo tem três vezes mais força que um experiência positiva.

Isso faz sentido para você? Para mim faz, pois até mesmo uma pequena crítica pode muitas vezes ofuscar muitos elogios.

Se isso só não fosse um problema: por hábito, tendemos a dar 10 vezes mais feedbacks negativos do que positivos.  Então, para ficar essa conta ficar realmente equilibrada é preciso receber muito, mas muito comentário positivo. 

E para isso é preciso fazer por merecer e esse é o motivo pelo qual a gratidão é tão importante.

E o que é gratidão?

A gratidão é o sentimento que tem o poder de fortalecer os relacionamentos.

Isso porque a gratidão permite que saibamos com quem queremos nos relacionar,  quem de fato podemos contar. Entendemos quem merece nossa atenção, quem merece nossa lealdade e quem não merece.

Sentir e demonstrar gratidão promove lealdade porque constrói confiança.

Em muitos aspectos, expressar gratidão tem como consequência reciprocidade.

Felizmente, é fácil agradecer, muitas vezes não custa nada.

Imagine que uma pessoa de sua equipe esteja com uma tarefa atrasada, você pode dizer por exemplo: "Cadê o relatório que você me prometeu para ontem às 8:00 da manhã?" 

Ou entao, você pode dizer: " Sei que o dia a dia traz dificuldades para todos, mas precisamos  manter os prazos combinados. O que posso fazer para te ajudar os cumprir seus prazos?"

O feedback negativo pode resultar em menor envolvimento e esse ciclo poderá gerar mais trabalhos de baixa qualidade. Pensar e agir  com gratidão ajuda a resolver o problema de engajamento dos funcionários. É isso se refletirá nos clientes.

Demonstrar gratidão aos clientes através de atitudes vira hábito e depois vira cultura.

Então, a maior oportunidade e talvez a única forma de enfrentar o mundo que virá está em gerar engajamento em sua equipe e clientes. Eu mesmo tenho trabalhado isso para mudar meu comportamento. 

Expresse sua gratidão e não espere até que aconteçam crises para fazê-lo.

Faça do expressar gratidão uma parte regular do seu papel como líder, como pessoa. Se você é como eu,  sei que terá dificuldades de mudar seus hábitos, mas você descobrirá como.

Expressar gratidão constrói uma equipe mais forte, mais comprometida e confiável. Constrói uma cultura de reciprocidade, de um bem maior.  

Isso é bom para  seus funcionários, para seus clientes, para a sua empresa como um todo.

Mas, principalmente é bom pra você. Gratidão faz tão bem para quem é grato quanto para quem recebe.

Pense nisso.

Até o próximo artigo.

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