Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Maga Stopassoli 07/08/2024 - 16:40 Atualizado em 07/08/2024 - 16:42

O vereador Nícola Martins (PL) gravou vídeo na manhã desta quarta-feira no cruzamento das ruas Cônego Aníbal Maria de Francia e Adolfo Konder, no bairro Pinheirinho. Segundo ele, praticamente todos os dias acontecem acidentes - alguns graves - no local. “Se acontecer um acidente com morte aqui, não será tragédia, será homicídio culposo”, diz o vereador no vídeo, mostrando algumas imagens de acidentes acontecidos recentemente.

Nícola diz que em alguns casos é necessário chamar o SAMU e encaminhar feridos a hospital para atendimento especializado e que esse é um pedido antigo de moradores e comerciantes, sendo alvo inclusive de requerimentos e indicações da Câmara de Vereadores. “Se acontecer uma morte, será por negligência do Poder Público”, completa.

Por Maga Stopassoli 07/08/2024 - 08:13 Atualizado em 07/08/2024 - 08:26

O catarinense Beto Martins foi empossado Senador da República nesta terça-feira (6) em Brasília. Ele vai permanecer no cargo por quatro meses, durante a licença de Ivete da Silveira, titular da vaga. Em sua posse, Beto defendeu a adoção de uma agenda positiva para discutir os investimentos logísticos necessários para manter a competitividade internacional do país. “Logística é um tema que me é muito caro, pela experiência, mas é muito mais caro ao país e por isto será minha maior prioridade no tempo que aqui eu permanecer”, disse em seu primeiro discurso. 

A posse foi prestigiada pelo governador Jorginho Mello, além de representantes das principais instituições e federações portuárias do país, setor onde Beto é reconhecido pela sua atuação.

A data foi marcada por um jantar que recebeu, entre outras autoridades, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por Maga Stopassoli 05/08/2024 - 15:08 Atualizado em 05/08/2024 - 15:34

Sempre que ocorre um evento político de magnitude considerável, acabo levando algum tempo para escrever sobre o assunto, pois gosto de buscar na memória todos os detalhes daquilo que vou relatar aos nobres leitores. Foi o caso da convenção do PSD, realizado na noite deste domingo (4), em Criciúma. Porém, entre o evento de ontem e a publicação desse texto, entrou em cena um novo e importante fato. Trata-se da operação policial deflagrada pelo gaeco que prendeu sete pessoas em Criciúma e visitou a casa do prefeito, alvo de um mandado de busca e apreensão.

A análise da convenção peessedista passa pelo fato ocorrido hoje.

A AM Master Hall estava completamente lotada para o encontro do partido. O espaço é grandioso e impressiona quando está cheia. O PSD, nesse quesito, não brinca em serviço. Os encontros da sigla são sempre lotados e muito animados.  Minutos antes das autoridades subirem ao palco, o partido acabou com a dúvida que embalou os últimos das pré-campanha em Criciúma. Afinal, quem seria o vice do candidato do PSD a prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola? A pergunta foi respondida quando o nome do vereador Salésio Lima foi anunciado para a vaga. O partido optou por disputar a eleição com chapa pura, indicando um nome de confiança do deputado Júlio Garcia. Na sequência, os principais nomes do PSD do estado, subiram ao palco para o tradicional discurso em apoio a agora chapa formada, Vaguinho e Lima.

Foi nesse momento que foi possível perceber que o tom do evento não era o mesmo do último encontro do partido em Criciúma, em 6 de março deste ano, quando até o ar estava pesado. No encontro de ontem, o tom era outro. Bem menos bélico. Nas falas iniciais, Júlio Garcia e Eron Giordani miraram em Ricardo Guidi, mas com uma certa cautela. Julio disse que se perguntou se para ser prefeito de Criciúma ser rico ou ter estudado nos melhores colégios (em referência a Guidi). Eron, presidente do partido, disse que a eleição em Criciúma está sendo observada “pelo interesse de outros líderes em tentar impor uma derrota política a você (Clésio)”, como quem prevê que uma derrota de Clésio, em sua cidade, possa significar uma mudança de rota no partido. O ponto alto dos discursos foi o momento em que Salvaro se dirigiu a João Rodrigues, prefeito de Chapecó e disparou:

- João, em 2026 eu quero percorrer o estado de Santa Catarina pra pedir voto pra ti ser o governador de todos os catarinenses. João Rodrigues, o próximo governador de Santa Catarina.

A sinalização de Salvaro a Rodrigues mira a eleição estadual de 2026 na qual o prefeito de Chapecó figura como possibilidade do partido para compor a majoritária, mas ainda sem saber em qual vaga. A declaração de Clésio, projeta que João Rodrigues seja candidato a governador, numa chapa de oposição a Jorginho Mello, que é candidato natural à reeleição. São nuances de um evento feito para lançar a candidatura de Vaguinho e Lima, mas que Salvaro sabe aproveitar como poucos. O prefeito de Criciúma, aliás, abriu sua fala dizendo em tom de brincadeira que gostaria de ele próprio ser o candidato a vice, na chapa de Vaguinho.

Topázio não foi
Falando em 2026, anotada a ausência do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, no palanque de Vaguinho. A falta dele no evento, é mais um sinal da difícil relação entre PSD e PL. Topázio está afinado com nomes importantes do PL, a exemplo do advogado Filipe Mello, que deve coordenar sua campanha à reeleição. Na chapa do prefeito da capital, Maryanne Matos (PL), estabelecendo de vez um vínculo umbilical entre o tiktoker e os liberais. E todo esse novelo de informações pode justificar a ausência de Topázio na noite de ontem.

Arleu foi
Se Topázio não foi, Arleu foi. O ex-pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD, Arleu da Silveira, compareceu ao evento de lançamento de Vaguinho demonstrando grandeza de espírito público. Mesmo assim, não foi chamado ao palco, lugar que deveria estar, por uma questão de justiça, já que foi ele que, literalmente, segurou a bandeira do partido, para a disputa deste ano. Apesar de não se viabilizar como candidato, sempre foi leal ao prefeito. Merecia estar no palco.

Para fechar a noite, Vagner Espíndola, ao lado da família e, do agora vice, Salesio Lima, aproveitou a festa e fez um discurso já como candidato do partido.

- Sabe qual é a maior de todas as certezas? Porque aqui onde eu estou agora, com a minha família, olhando pra vocês, esse exército de pessoas? Não tem como nós perdermos essa eleição”, disse.

Operação Caronte
Na manhã desta segunda-feira (5), uma operação policial deflagrada pelo Gaeco, ofuscou a repercussão da convenção. A ação investiga denúncias de supostas ilegalidades envolvendo a prestação de serviços funerários do município de Criciúma. Foram expedidos sete mandados de prisão e um de busca e apreensão na casa e no gabinete do prefeito Clésio Salvaro. Veja aqui os citados. Entre os presos estão o ex-secretário de Assistência do município, Bruno Ferreira e o presidente do Republicanos, Jefferson Monteiro.

Clésio Salvaro se manifestou no fim da manhã por meio de um vídeo em suas redes sociais onde diz que solicitou a abertura de uma sindicância interna para colaborar com a investigação do Ministério Público. Ainda no vídeo, ele diz que a investigação não tem nada a ver com a eleição. O tom adotado por Clésio Salvaro foi de cautela. Em seu blog, o colega Adelor Lessa disse que a prefeitura sabia desde a última sexta-feira sobre a operação deflagrada hoje. Leia aqui.

 

Por Maga Stopassoli 05/08/2024 - 08:04 Atualizado em 05/08/2024 - 08:23

Sete alvos de mandados de prisão foram detidos em operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) nesta segunda-feira (5), na Prefeitura de Criciúma. A operação do Gaeco investiga supostas irregularidades no serviço funerário do município. Ação também cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do prefeito Clésio Salvaro (PSD).

Confira a lista dos presos em operação do Gaeco nesta segunda-feira (5)

  • Bruno Ferreira
  • Jefferson Monteiro
  • Tiago de Moraes
  • Leandro Renan
  • Sandro Guarani
  • Anilson Cavali Junior 
  • Gineides Varela

Matéria em atualização.

Por Maga Stopassoli 04/08/2024 - 18:52 Atualizado em 04/08/2024 - 18:53

O PSD anunciou na noite deste domingo (4), em convenção, que o vice para Vaguinho será Salésio Lima. Partido vai disputar com chapa pura.

Vamos discutir mais detalhes amanhã no programa Adelor Lessa 7h30

Por Maga Stopassoli 03/08/2024 - 17:35 Atualizado em 03/08/2024 - 18:25

A convenção do Partido Liberal em Criciúma, que ocorreu na noite desta sexta-feira (2), confirmou o nome de Ricardo Guidi como candidato a prefeito e revelou a nominata de candidatos a vereadores. Neste momento, você já sabe que o governador Jorginho Mello mudou o script da noite e anunciou Acélio Casagrande para ser vice de Ricardo Guidi. Então vamos entender o que levou a esse desfecho.

Para isso, precisamos voltar no tempo.
A aliança entre Guidi e Acélio pode parecer óbvia agora, mas há apenas seis meses, ninguém imaginaria esse cenário. Em janeiro ou fevereiro, quem poderia prever que ambos deixariam seus partidos e se uniriam em uma chapa? Guidi, no PSD, e Acélio, no PSDB, estavam em busca de espaço para suas ambições de se tornarem prefeitos. No entanto, ambos encontraram barreiras em seus respectivos partidos e nem um, nem outro, conseguiu o que queria no partido que estavam. O PSD já tinha Arleu (à época) e o PSDB (de Acélio) não seria cabeça de chapa. No máximo, seria vice, já que esse era o acordo pré-nupcial com o PSD. Feito o resumo, vale lembrar que, aqui, não cabe juízo de valor.

Não se trata de certo ou errado, mas de como os fatos se desenrolaram. Ricardo Guidi deixou o PSD e se filiou ao PL, enquanto Acélio saiu do PSDB e do governo Salvaro, onde atuava como secretário de saúde. Isso aconteceu no início de abril. Naquela época, o candidato do PSD ainda era Arleu da Silveira, mas no fim daquele mês, Arleu foi substituído por Vagner Espíndola, e o cenário em Criciúma ficou ainda mais complexo. Com o novo candidato do PSD, o PL teve que calcular cuidadosamente seus próximos passos, dando mais peso à escolha do vice de Guidi.

Paulo Ferrarezi, atual candidato a prefeito do MDB, queria ser o vice do PL e não escondia isso. Mas Acélio também estava no páreo. Ferrarezi traria o MDB, enquanto Acélio tinha o capital político da última eleição para deputado estadual. O MDB perdeu a vaga porque falou demais, enquanto Acélio ganhou porque soube se calar e buscar apoios silenciosamente. Assim, foi natural que Jorginho o anunciasse como vice na convenção. Durante a semana, o MDB ainda tentou reverter a situação, mas falhou. Ir até a casa do governador e exigir a vaga, sem outra opção, não foi a melhor estratégia. Agora, o MDB se encontra em uma posição delicada, de portas praticamente fechadas, tanto com Guidi quanto com Vaguinho. A essa altura, a pergunta é: será que Paulo Ferrarezi vai manter sua candidatura até o fim?

Veja o que foi dito no encontro

O apoio de Júlia Zanatta
"Tu és predestinado para isso, para ser prefeito de Criciúma. Nós vamos ganhar essa eleição juntos. Tentaram te tirar do pleito porque sabiam que era o teu momento."

Jefferson Monteiro, o pelicano
“Agora somos todos pelicanos” (mistura de PL com Republicanos), disse Monteiro enquanto dava a bandeira de Criciúma para Guidi.

A vez de Acélio

Enquanto Acélio discursava, Jorginho se reuniu no palco com os deputados e disse que anunciaria Acélio como vice. Isso não estava no roteiro oficial do evento, mas Jorginho, sentindo o clima, aproveitou o momento. Acélio, em seu discurso, ainda não se portava como parte da dupla com Ricardo, dizendo: "Se até segunda-feira as coisas não se ajustarem (possivelmente referindo-se ao MDB), nós estaremos juntos". "Como é bom estar nesse meio. Como eu estou me sentindo bem", finalizou.

A vez de Jorginho

Quando Jorginho começou a falar, a plateia fez silêncio, antecipando o que estava por vir. E ele entregou o que todos esperavam: o nome do vice. "Eu quero apresentar o candidato a vice-prefeito do Guidi, que é Acélio Casagrande. Tenho certeza absoluta de que esta é a chapa que vocês estavam esperando. É a chapa que não precisa de explicações", disse.

A vez de Guidi

Ricardo Guidi foi o último a falar, começando com: "Teve gente que trabalhou para que esse dia não chegasse. Teve gente que apostou que esse dia não ia chegar. Perderam a aposta e vão perder a eleição", um recado direto ao PSD, seu antigo partido. Guidi mostrou uma postura firme e confiante, bem diferente de sua última aparição no evento do PSD em março, quando ainda estava filiado e precisou ler seu discurso. O Guidi de ontem não é o Guidi de março.

Saldo do evento

O evento de ontem foi grandioso. O local, que inicialmente parecia não atrair grande público, acabou se tornando um palco de megaevento. A organização estima que 2.500 pessoas compareceram. Mas o tamanho do público não foi o mais impressionante. Foi o significado do evento, em plena sexta-feira à noite, com um público entusiasmado, em terra salvarista. Ficou nítido que a disputa em Criciúma será entre PL e PSD, e que esta será uma das eleições mais acirradas da história. Se no início Guidi tivesse garantido seu lugar no partido de Clésio Salvaro, a história poderia ser diferente. Salvaro preferiu arriscar e apostou alto. Mas Guidi tinha um par de ases: o bolsonarismo 2024 aliado à oligarquia política criciumense.

Hora do All-in. Que comecem os jogos.

Confira vídeos do evento no instagram: https://www.instagram.com/magastopassoli?igsh=dG03OTc1dGxqMGUw&utm_source=qr
 

Por Maga Stopassoli 03/08/2024 - 15:20 Atualizado em 03/08/2024 - 15:25

Todos os olhos se voltam para a convenção do PSD, neste domingo (4), na AM Master Hall, em Criciúma, que vai confirmar Vagner Espíndola candidato a prefeito. O encontro pode apresentar, ainda, o nome de quem irá compor como vice na chapa com Vaguinho. A bola da vez é o PP que pode ir ao evento já formalizado na chapa. Mas o que chamou atenção neste sábado, véspera de convenção, foi a orientação sobre o look que os servidores devem dar preferência para usar amanhã, no evento. Entre as opções, camisetas brancas, para simbolizar a paz na campanha. Além da cor branca, uma sugestão é a camiseta do Criciúma.

Veja a mensagem distribuída via whatsapp:

 

"O prefeito chama todos nós para estarmos juntos amanhã na Homologação dos Pré candidatos, e para que o evento fique ainda mais bonito, que tal irmos combinando? 

As ideias são: 
- Camiseta do Criciúma;
- ⁠Camiseta Amarela;
- ⁠Camiseta Verde;
- ⁠Camiseta Azul;
- ⁠Camiseta Branca que representa a paz que queremos para as nossas campanhas! 

Fica aberto para escolherem o que tiverem no guarda-roupa e caso não tenha uma das opções, será bem-vindo(a) também!!!



 

Por Maga Stopassoli 03/08/2024 - 13:05 Atualizado em 03/08/2024 - 13:13

O MDB realizou sua convenção na manhã deste sábado, dia 3, no bairro Vila Manaus, em Criciúma. Durante o encontro, foram oficializadas as candidaturas dos vereadores e da chapa pura, com Paulo Ferrarezi candidato a prefeito e Aníbal Dário como vice. A organização do encontro contabilizou a presença de cerca de 200 pessoas. A escolha da candidatura própria ocorreu após a tentativa de o partido compor com o PL na chapa de Ricardo Guidi. A projeção inicial era indicar o vice, no caso, Paulo Ferrarezi. Entre os candidatos a vereador, não há consenso sobre a ideia de chapa pura, e há um desconforto em relação à fragilidade da chapa na disputa em Criciúma, que deve polarizar entre PL e PSD. Até o fim do prazo eleitoral, podem haver mudanças. A pouca adesão dos emedebistas na convenção do partido demonstra que a preocupação da nominata de vereadores tem sentido. A briga pela vaga de vice de Guidi estava abaixo da força partidária demonstrada hoje. Agora, resta saber se o partido sustentará a candidatura de Paulo e Aníbal ou se revisará sua estratégia.

Por Maga Stopassoli 02/08/2024 - 21:09 Atualizado em 02/08/2024 - 21:22

Acabou o suspense. O vice de Ricardo Guidi será Acélio Casagrande.

O governador Jorginho Mello fez o anúncio durante a convenção do partido que aconteceu na noite desta sexta-feira (2), em Criciúma.

Neste sábado (3) o blog vai publicar a análise completa do evento.

 

 

Por Maga Stopassoli 01/08/2024 - 18:50 Atualizado em 01/08/2024 - 18:52

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB), pré-candidato à reeleição, terá um nome novo como vice na disputa deste ano. Será o vereador Evandro Lins, do PL. A decisão ocorreu por insegurança jurídica com o nome de Erik Zeferino (PL), já que ele assumiu interinamente o comando da prefeitura menos de seis meses antes da eleição. Como não há consenso sobre o entendimento legal a respeito do período que Erik assumiu como prefeito e se isso pode impedi-lo de estar na chapa, o nome de Evandro foi apresentando como opção pelos liberais. Fernando segue afastado da prefeitura após ter sido solto, em julho. Ele foi preso em junho, em decorrência de uma denúncia sobre supostas ilegalidades num processo licitatório. Fernando alega ser inocente e diz que vai provar isso na justiça. Recentemente ele foi entrevistado na Som Maior e falou sobre o assunto. Ouça a entrevista completa, aqui. 

 

Por Maga Stopassoli 01/08/2024 - 16:38 Atualizado em 01/08/2024 - 17:31

Ex-diretora da Afasc e atualmente filiada ao Republicanos, Gladis Salvalaio, integrou a comitiva do Republicanos edo PL que visitou o empresário Henrique Salvaro nesta quinta-feira (1).

A reunião com o maior empresário do setor de mineração e ex-aliado de Clésio Salvaro reforça o apoio de Henrique ao projeto politico de Ricardo Guidi (PL).

Na foto estão Gladis, Guidi, Acelio e Monteiro com Henrique Salvaro

Por Maga Stopassoli 01/08/2024 - 10:46 Atualizado em 01/08/2024 - 19:30

O vereador Dinho Rampinelli entrou em contato com o blog e ressaltou que o partido não vai apoiar a reeleição do atual prefeito, o Neguinho (PSD). Em nota, disse que o PL terá candidato a prefeito. Confira: 

"PL de Forquilhinha tem candidatura confirmada na disputa a prefeitura nome é Geovani de Godoi já tem partidos vão apoiar na oposição ao prefeito Neguinho, qualquer outra informação é de pessoas não ligadas a executiva do partido que vai confirmar no domingo na convenção a candidatura de Geovani de Godoi para prefeito".

 

Por Maga Stopassoli 01/08/2024 - 10:05 Atualizado em 01/08/2024 - 10:13

O PL de Forquilhinha não terá candidatura própria a prefeito na eleição deste ano. É um fato novo na corrida eleitoral do município já que o PL ensaiou estar na majoritária como cabeça de chapa. O projeto inicial do PL incluía a pré-candidatura do empresário Walmir Rampinelli que declinou da disputa para cuidar da empresa da família. A partir disso, o prazo ficou curto para que o partido pudesse viabilizar um novo nome para concorrer a eleição. Desta forma, em Forquilhinha, o partido irá apoiar o projeto de reeleiçao do atual prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, do PSD, que ainda não tem definição sobre quem será o seu vice. 

Por Maga Stopassoli 31/07/2024 - 18:03 Atualizado em 31/07/2024 - 18:04

O pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD) gravou um vídeo para responder ao colega de partido, deputado federal Darci de Matos. Clique aqui para entender.
No vídeo que encaminhou ao blog, Vaguinho disse que não tem problema em se retratar. Confira:

 

 

Por Maga Stopassoli 31/07/2024 - 16:49 Atualizado em 31/07/2024 - 16:50

O Partido Liberal (PL) Nacional emitia uma nota oficial nesta quarta-feira (31) com orientações sobre a proibição de coligações com partido de esquerda. A nota foi publicada no perfil oficial do partido no Instagram e é assinada pela presidente nacional Michelle Bolsonaro.

O texto diz que a dificuldade de se saber tudo que acontece nos 5.568 municípios do país, as denúncias sobre coligações irregulares deverão ser feitas até o dia 15 de agosto no e-mail: [email protected].

A determinação do PL Mulher Nacional pode afetar encaminhamentos referentes a possibilidade de coligação entre PL e PDT em Forquilhinha, por exemplo. Aonde os partidos conversam sobre a composição da chapa para disputa da prefeitura.
 

Por Maga Stopassoli 31/07/2024 - 15:10 Atualizado em 31/07/2024 - 15:42

O deputado federal Darci de Matos (PSD), suplente de Ricardo Guidi (PL), na Câmara dos Deputados, se manifestou após ser citado pelo colega de partido e pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola. Durante entrevista à Rádio Massa, na manhã desta terça-feira (30), Vagner estava falando sobre a aprovação da Reforma Tributária e disse "o meu adversário (Ricardo Guidi) estava como deputado federal e deixou o suplente dele que votou, inclusive, favorável a essa Reforma Tributária"

A declaração não foi bem recebida pelo próprio Darci de Matos que reagiu à declaração de Vaguinho. Ele gravou um vídeo negando ter votado a favor e disse:
"Fui citado pelo pré-candidato a prefeito de Criciúma do meu partido, do PSD, de forma inverídica e injustamente. Afirmou o pré-candidato que eu votei favorável a Reforma Tributária e isso não procede. Isso não é verdade e faltar com a verdade numa campanha política, não é um bom caminho. Eu votei contra a Reforma. Qualquer dúvida é só recorrer ao painel de votação da Câmara dos Deputados. Ou o pré-candidato do meu partido está muito mal informado ou está muito mal intencionado", finaliza Darci. A votação da Reforma Tributária ocorreu no dia 10 de julho deste ano.
Assista ao vídeo aqui:
 




 

Por Maga Stopassoli 28/07/2024 - 11:43 Atualizado em 28/07/2024 - 11:44

Neste fim de semana, os pré-candidatos a prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD) e Ricardo Guidi (PL) protagonizaram o primeiro embate público na corrida eleitoral do município. Tudo começou na manhã de sábado (27), quando Ricardo Guidi publicou um vídeo em seu perfil no instagram, em que diz:

“Eu acho muito estranho uma administração que está no poder há 16 apareça agora no final do mandato trazendo soluções para todos os problemas, que não resolveram nesse período, por exemplo, o transporte coletivo. Com relação ao preço da tarifa, ao número reduzido de horários, a dificuldade de pagamento, pois não pode pagar com dinheiro ou cartão. Eu vejo isso com muita estranheza”.

No começo da noite, Vagner reagiu e também publicou um vídeo em seu instagram convidando Guidi para uma live.

“Em vez de ficar aí fazendo crítica, apresenta uma proposta, cara, faz como eu fiz, vai buscar solução, mas vamos fazer o seguinte: Quer discutir? Eu quero discutir contigo o transporte público de Criciúma. Vamos fazer uma live? Topas?"

Se tem réplica, tem tréplica. Na manhã deste domingo, Guidi respondeu ao convite do opositor com uma publicação nos stories de seu instagram, sugerindo debater num dos terminais de ônibus da cidade.

Veja:

"Tem postulante a prefeito me chamando pra debate na internet pra tentar promover rinha de candidato. Mas esse debate não é comigo. 
Não precisa explicar pra mim, mas sim para todos os criciumenses: por que nesses 16 anos ainda não colocaram em prática as soluções que eles agora dizem que tem pra esses problemas? Ônibus lotados, poucos horários e a inexplicável impossibilidade de pagar em dinheiro são só alguns dos problemas.
Sugiro debater no terminal do Pinheirinho, no bairro, com os usuários. E não fazendo vídeo no ônibus novo de Curitiba. As pessoas querem soluções aqui e agora."


 

 

Por Maga Stopassoli 27/07/2024 - 17:47 Atualizado em 27/07/2024 - 17:47

A pré-campanha é aquele momento em que os ruídos internos dos partidos se tornam impossíveis de disfarçar e o União Brasil de Florianópolis é um exemplo perfeito disso. Após tentativas fracassadas de se reaproximar de Topázio Neto, com quem havia sido eleito prefeito da capital em 2020, Gean Loureiro decidiu riscar o chão e romper de vez com o peessedista. Com isso, Gean redirecionou seu partido para um novo projeto político nas eleições deste ano, declarando apoio à candidatura de Dário Berger (PSDB). Essa decisão, porém, causou um rebuliço dentro do partido. Uma ala descontentes resolveu "desobedecer" a executiva nacional e manteve seu apoio a Topázio. Na convenção que formalizou a chapa PL e PSD em Florianópolis, não foi apenas a presença de um deputado do União Brasil que chamou atenção, mas também suas palavras durante o discurso. "Levaram as camisas, mas os atletas e jogadores estão aqui", declarou o deputado Sergio Guimarães, insinuando que, neste momento, o partido poderia ser chamado (des)União Brasil.

Veja no vídeo:

 

 

Por Maga Stopassoli 26/07/2024 - 11:48 Atualizado em 26/07/2024 - 13:14

O PSD Criciúma realizará no dia 04 de agosto, a partir das 18h no AM Master Hall, sua convenção partidária para homologar as candidaturas da sigla à eleição. O evento, que deverá oficializar o nome do pré-candidato Vaguinho Espíndola à disputa pela Administração Municipal, contará com a presença de dirigentes estaduais do partido, bem como de lideranças locais e apoiadores.

Por Maga Stopassoli 26/07/2024 - 10:03 Atualizado em 26/07/2024 - 10:04

Mudança na chapa inicial do PL em Criciúma. O pré-candidato a prefeito, Ricardo Guidi, vinha mantendo conversas bastante adiantadas com dois nomes fortes da política criciumense para ser vice em sua chapa: o ex-secretário da Saúde, Acélio Casagrande (PL), e o vereador e pré-candidato a prefeito pelo MDB, Paulo Ferrarezi. Ambos estavam no radar de Guidi desde o começo da pré-campanha. Durante o mês de julho, cresceu a possibilidade de o partido ir para a urna com chapa pura, tendo Acélio como vice. Mas, nas duas últimas semanas, as conversas com o MDB se intensificaram, levando o próprio Ferrarezi a dar declarações públicas de que ainda mantinha o sonho de ser vice de Guidi. Com a forte tendência de os Progressistas estarem na chapa de Vagner Espíndola (PSD), o MDB decidiu aumentar a pressão para estar com o PL. No atual desenho, Ricardo Guidi teria "dois vices".


 

Paulo Ferrarezi no centro da foto, num clic autoexplicativo. 

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito