Foi assinada, na manhã desta segunda-feira (10), a contratualização entre o Hospital São José, a Prefeitura de Criciúma e o Governo do Estado. O contrato tem duração de um ano. Acélio Casagrande, secretário de Estado da Saúde, explica que o HSJ estava atendendo um número maior de pacientes do que recebia para atender. Por conta disso, o Estado ainda está pagando dívidas de 2015, 2016 e 2017.
“Não permitiríamos que se assinasse um novo contrato no qual o Estado não pudesse colocar um valor a mais para poder cobrir. Então agora estamos colocando um valor para poder produzir e receber, ou seja, atendeu recebe. Neste ano, queremos terminar o ano com todo o atendimento do São José e com todo o pagamento daquilo que for atendido”, explicou.
Segundo Casagrande, seguindo o Plano de Regionalização da Saúde de SC, também serão assinados contratos com os hospitais de Timbé, Praia Grande e Sombrio. “O hospital de Sombrio, por exemplo, que já não estava fazendo cirurgias, nós estamos assinando um contrato de 270 cirurgias por mês em áreas como vascular, ortopedia e urologia. E assim será em todos os hospitais da região. Este é um fortalecimento da regionalização da saúde”, afirmou.
UPA no Rio Maina
Acélio Casagrande falou ainda sobre a possibilidade de transformação da Policlínica do Rio Maina em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tratada na última semana pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
“Estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura. O Estado está sendo parceiro nisso, em transformar a Policlínica, porque o Rio Maina é na verdade um município. Seremos parceiros para essa transformação e estaremos articulando junto ao Ministério da Saúde para alocar recursos para esta finalidade”, esclareceu.