Em etapa de implantação de novas redes de coleta no Bairro São Luiz para elevar a infraestrutura de esgoto em Criciúma, a CASAN trabalha também na ampliação da Estação de Tratamento localizada no bairro Santa Luzia. Com novas estruturas, a ETE Santa Luzia poderá receber o esgoto de aproximadamente 10 mil moradores do São Luiz. A unidade terá sua capacidade de depuração elevada de 90 litros por segundo para 135 litros por segundo.
O atendimento ao Bairro São Luiz, à Região da Próspera, fará com que Criciúma chegue a um índice de cobertura de 45% de coleta e tratamento de esgotos. No canteiro de trabalhos da ETE estão sendo realizados os serviços de montagem de formas e aço de um novo Tanque de Aeração. Nesse equipamento o esgoto recebe oxigênio para que micro-organismos façam a depuração do esgoto. Também está em construção a Casa de Sopradores, que injeta o ar no Tanque de Aeração.
Frentes de trabalho nas ruas
Enquanto os serviços na Estação de Tratamento de Esgoto são intensificados, outras frentes de trabalho prosseguem no São Luiz, com o assentamento da rede coletora de esgoto e instalação das Caixas de Inspeção para as ligações domiciliares. Nesta semana, estão em andamento intervenções nas ruas Duarte da Costa, Thomé de Souza, Raimundo Pucher, Joaquim Nabuco, Rod. Luiz Rosso e Zélio Paulo Gali. A Casan pede a atenção dos condutores que passarem por essas vias, pois o trânsito fica parcialmente interrompido sempre entre esquinas para não atrapalhar o fluxo de veículos.
As obras de ampliação do esgotamento sanitário para o Bairro São Luiz representam investimento de R$ 15.902.534,15, obtidos pelo Governo do Estado e Casan junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).