As ações desenvolvidas ao longo de 2021 no Centro de Saúde da Mulher de Criciúma e as atualizações referentes a Rede Cegonha foram apresentadas nesta terça-feira (30) no Legislativo Criciumense durante a Tribuna Livre. O convite foi feito pelo vereador Daniel Antunes (PSL).
Estiveram presentes a enfermeira e gerente do Centro, Lucimara Nunes Ferreira, o ginecologista obstetra Dr. Paulo Ferreira e o mastologista, Dr. Eric Paul.
Localizado no bairro Santo Antonio, o local está ativo desde 2004 e atualmente conta com três enfermeiras, três técnicas de enfermagem, duas assistentes administrativas, uma higienizadora, seis médicos, uma dentista, uma fonoaudióloga e uma fisioterapeuta pélvica. Somente até outubro deste ano, já foram realizados 7.492 atendimentos entre enfermagem, mastologias, pré-natal e consultas ginecológicas.
Segundo a gerente, o local é responsável por receber pacientes de Criciúma e de toda região. “Oferecemos consultas, a colocação do DIU é através do Centro, a oferta de anticoncepcionais, além do auxílio nos processos de laqueaduras e vasectomias”, explicou.
“Toda e qualquer mulher da nossa região que tenha a suspeita de câncer de mama, passa por uma avaliação da nossa equipe, caso seja necessário já é feita a biópsia ali no Centro mesmo, e conseguimos os resultados em até cinco dias úteis, o que antes poderia demorar até 60 dias”, afirmou o mastologista.
“Foi um espaço dedicado para que o Centro apresentasse todas as ações desenvolvidas ao longo do ano e também as atualizações da Rede Cegonha, como a necessidade de oferta de morfológicos no primeiro trimestre de gravidez e a disponibilidade da mamografia para mulheres com menos de 50 anos”, destacou o vereador proponente.