Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Covid-19: Três cidades da Amrec teriam aplicado doses vencidas da vacina

Levantamento foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 02/07/2021 - 13:58 Atualizado em 02/07/2021 - 15:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo, apontou que cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros. Segundo a matéria, três destas cidades seriam da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec): Criciúma, com 49 doses; Lauro Müller, com 19 e Cocal do Sul, com uma. 

O lote que  estaria vencido, segundo a reportagem da Fola de S. Paulo, é o 4120Z005, com vencimento no dia 14 de abril. A Folha cruzou as duas bases —DataSUS e Sage— a partir do número do lote das vacinas. Foram consideradas todas as imunizações do país contra Covid-19 até 19 de junho e os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, no Paraná. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

O levantamento mostra um total de 25.935 doses de oito lotes de AstraZeneca foram aplicadas fora da validade. Metade desses lotes veio do Instituto Serum da Índia; a outra metade, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo Governo Federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito