O município de Praia Grande foi um dos mais afetados com os recentes desastres climáticos que ocorreram na região. Na outra semana, o Ciclone Bomba já passou pelo local e deixou estragos. Na última semana, foi a vez da forte chuva que assolou e deixou parte da cidade embaixo d’água. A forte chuva deste fim de semana também deixou a Defesa Civil da cidade em alerta, acompanhando toda a situação e prevenindo mais estragos.
Durante todo o domingo, 12, a equipe da Defesa Civil da cidade está analisando o desenvolvimento da chuva, principalmente acompanhando o leito do Rio Mampituba. “É um cenário de atenção, pois essas chuvas de ontem (sábado, 11) e dessa madrugada (domingo, 12), foi forte e o Rio que já não tinha baixado muito, voltou a subir. Ele está no limite, mas por enquanto parou a chuva e não está subindo”, comentou o Auxiliar Administrativo da Defesa Civil de Praia Grande, Thiago Leffa da Silva.
Somente na tempestade que assolou a cidade no meio da semana, o município chegou a registrar 250 milímetros de chuva em 24 horas.
Ainda em recuperação dos estragos
A cidade ainda está em processo de recuperação dos estragos sofridos tanto no Ciclone Bomba como na forte chuva que passou durante a semana. “Em relação aos estragos, a situação é bem complicada, porque tivemos o vendaval e impactou bastante a comunidade, com casas destelhadas e prejuízos nos comércios e indústrias”, explicou Silva.
O município recebeu ajuda humanitária da Defesa Civil do Estado, recebendo telhas que foram distribuídas para a população. “Temos uma limitação técnica e nos vimos em uma situação bem crítica, lidando com dois desastres ao mesmo tempo”, comentou.
Nova remessa de telhas da Defesa Civil serão destinadas a Praia Grande. Além disso, o município tem realizado ações beneficentes para assistir à população. “Estamos com campanha de arrecadação de móveis e roupas para as famílias impactadas. Também estamos distribuindo donativos e cestas básicas”, completou.