A Segurança Pública de Santa Catarina entrou em estado de alerta. Nos últimos 15 dias, o número de policiais militares contaminados subiu 110%, segundo relatório da Diretoria de Saúde e Promoção Social da PM. São atualmente 240 profissionais contaminados contra 117 do relatório de 15 dias atrás. Quanto aos suspeitos o levantamento mostra que são atualmente 258 contra 114 registrados no início de julho.
Na região sul do estado, a 6ª Região da Polícia Militar, que compreende os municípios entre Lauro Müller e Passo de Torres a preocupação é grande. Para se ter uma idéia, nos últimos cinco dias 13 policiais militares foram afastados por suspeita de terem contraído a doença. "Nós seguimos um plano de contingência com todos os procedimentos sanitários recomendados, inclusive o afastamento imediato do profissional que apresente sinal ou que tenha tido contato com alguém infectado. Os últimos dias nos preocuparam não somente pela atividade policial em si, mas muitos policias afirmaram terem tido contato com pessoas positivadas para coronavírus", afirma o Coronel Evandro Fraga, comandante da 6ª RPM.
Para manutenção de um bom efetivo algumas ações estão sendo adotadas, dentre elas manter policias prontos para substituir os afastados. "Esses policias mantém isolamento social e cumprem normas internas para estarem prontos para a substituição. Nós estamos atentos, principalmente com as famílias dos policiais militares. Não podemos negligenciar sob pena de termos uma afastamento muito maior", pondera Fraga.