Na tarde desta quinta-feira, 9, foi apresentado à diretoria da Escola Profº Lapagesse três novos projetos desenvolvidos por estudantes do curso de Engenharia Civil da Esucri. Com isso, foi concluída mais uma etapa para a revitalização e melhoria da instituição. Os trabalhos tiveram como foco principal a sustentabilidade ambiental e econômica e segurança.
A professora Candida Pizzoni orientou o projeto sobre telhado com cobertura vegetal, o chamado telhado verde. “O telhado proposto no ginásio da escola absorve a água da chuva, podendo ser reutilizada no local para fins não potáveis e controle térmico, o aluno Guilherme Bernardo da nona fase comprovou uma redução de 60% na fatura de água em cinco anos”, explicou a professora.
Também orientado pela professora, o egresso Leonardo Duminelli concluiu o projeto de implantação das placas solares ano passado e estudou se haveria viabilidade técnica e econômica de execução. “Analisamos se a área do telhado da escola era compatível para a instalação das placas e se teria insolação. Conforme estudo foi comprovada uma economia de 114% de energia, durante uma simulação de consumo em um ano”, frisou a orientadora.
O Projeto de Precaução Contra Incêndio (PPCI) feito pela estudante Rutcheli Westrup e orientado pela coordenador do curso, Bruno Sartori, propõe ações que tornarão o local mais seguro aos alunos da escola. “Com tudo, os alunos têm o benefício de estudar em um ambiente com mais segurança e que respeita o meio ambiente, fazendo com que a instituição possa realocar o recurso que antes era gasto com energia e água, para outra finalidade, beneficiando a todos”, concluiu Sartori.