As obras na BR-285 que liga o estado de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul ainda não foram concluídas. Ainda faltam 5 km do trecho que fica na Serra da Rocinha para finalizar a parte catarinense do empreendimento. No estado vizinho, parte da rodovia ainda aguarda licitação. Porém a parte localizada no perímetro urbano, no entorno de Timbé do Sul, já foi entregue nesta semana pelo Ministério da Infraestrutura. O trecho alivia trânsito local, pois deixa a antiga pista disponível para quem se encaminha para o centro do município, diminuindo o fluxo e melhorando o tráfego dos veículos na BR.
Através das redes sociais, o Ministério da Infraestrutura divulgou um vídeo onde mostra os quilometros entregues nesta semana:
O investimento é de grande importância econômica para a região. É responsável pela conexão entre RS/SC o que facilita o escoamento dos produtos gaúchos para o Porto de Imbituba. Além de outros benefícios, como a expansão econômica da região e o crescimento da atividade turística.
A segurança tem sido um ponto de grande cuidado do projeto. Trechos sinuosos localizados na área urbana receberam viadutos para aumentar a segurança dos motoristas. Na área com moradores próximos à rodovia, faixas de ciclovia foram demarcadas com cor de destaque e o uso de tachões para chamar atenção dos veículos e evitar possíveis acidentes com ciclistas. Mas a área que tem recebido maior atenção quanto a segurança foi a que se localiza na Serra da Rocinha. Todo o projeto e trecho tem sido reavaliado, pontos específicos tem recebido contenções necessárias para evitar futuros deslizamentos. E segundo o engenheiro responsável pela obra, Névio Carvalho, este tem sido o motivo para o atraso da obra, que deveria ser entregue em dezembro deste ano.
Em entrevista para o programa Ponto Final, nesta semana Névio relatou que o trecho da Serra da Rocinha deve ter o tráfego liberado somente nas segundas e sextas pela parte da manhã e noite. Os demais dias da semana estará com a pista fechada para a realização das obras. Ouça a entrevista completa: