Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Fundave promove palestras sobre Coleta Seletiva

O evento reuniu gestores e sociedade civil para debater iniciativas sobre reciclagem em Nova Veneza

Por Redação Nova Veneza, SC, 30/11/2021 - 12:22
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) realizou nesta segunda-feira, 29, no Teatro Municipal, um evento sobre a Coleta Seletiva em nosso município. A iniciativa contou com uma apresentação sobre o projeto Recicla Veneza, desenvolvido pela fundação, e com a palestra sobre o trabalho e principais desafios da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (Acafor).

O presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, conta que o principal objetivo do encontro foi ter uma troca de experiências sobre coleta seletiva e demonstrar o projeto Recicla Veneza. "o Recicla vem recebendo muitas visitas de outros municípios e tendo seus resultados positivos, mas desde a sua criação nunca fizemos um evento sobre o projeto e sobre a coleta seletiva em si. Então preparamos essa ação pensando em discutir, junto com a população, e tentar evoluir e aprimorar o projeto cada vez mais", pontua o presidente.

O coordenador do Recicla, Eduardo Milanez, apresentou como o projeto funciona e, ainda,  destacou os desafios da implantação desta iniciativa na cidade. "É interessante que as pessoas fiquem cientes de como é feito o Recicla, os seus números e como fazemos para ele funcionar. É um grande desafio, mas estamos obtendo resultados. Hoje tivemos muitos jovens na palestra, e isso me deixa feliz, porque eles precisam desde cedo aprender sobre reciclagem e coleta seletiva", pontua Milanez.

O presidente da Acafor, Denirval Costa de França, explica que as pessoas ainda não aprenderam totalmente sobre a reciclagem, mas acredita que isso pode mudar. "Vem muito material misturado que não devia estar ali, que devia estar no aterro, é um prejuízo que as pessoas ainda não sabem, eles misturam coisas e prejudicam muito o nosso trabalho", explica.

França afirma que ser catador é o maior orgulho que tem na vida. "Prefiro trabalhar na reciclagem do que em qualquer empresa. Faço tudo com muito amor e carinho, porque ajudo famílias que precisam daquele emprego e contribuo com o meio ambiente ao mesmo tempo", finaliza.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito