Aconteceu nesta madrugada, dia 18, no HSJosé, a 9ª captação de múltiplos órgãos de 2022. O paciente, um homem de 62 anos morador de Criciúma teve morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória.
A Comissão Hospitalar de Transplantes-CHT do HSJosé, que realiza o trabalho de informar e conversar com a família sobre a importância da doação de órgãos, fez a abordagem sobre o assunto junto aos familiares que mesmo em meio a dor, pode compreender sobre a importância de realizar a doação de órgãos e aceitou a captação. Foram doados rins e globo ocular.
Durante o procedimento, a enfermeira da CHT, Morgana Carboni Alberton, foi quem auxiliou os médicos captadores da Central de Transplantes de SC, Dr. Leandro Belina, com o apoio do médico residente Murilo de Moraes.
No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica.
Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são: coração, pulmões, rins, pâncreas, fígado, intestinos, ossos, tendões, córneas e pele.