O domingo, 19, será repleto de atrações para os agricultores e integrantes das etnias colonizadoras de Içara. O Governo montou a estrutura no Parque Municipal, localizado no bairro Morro Bonito, que vai receber missa, tombo da polenta, atividades esportivas rurais e culturais. A festa faz parte da programação em comemoração aos 60 anos do município. O evento ocorre das 9h às 17h em parceria com a Secretaria de Agricultura e a Fundação Cultural.
O início será marcado com uma missa campal presidida pelo pároco da Paróquia São Donato, Padre Antônio Marcos Machado Madeira. Ao final da missa o evento segue com apresentação do grupo musical “Baile do Redenção”, seguido pelo tombo da polenta, realizado pelo grupo de Urussanga, Amici Della Polenta.
“Queremos resgatar a nossa cultura, durante a tarde vamos ter várias atividades rurais como o corte da lenha, laço guri, jogo de moura, bocha no piumbo, dentre outras atrações. Não podíamos comemorar os 60 anos de Içara sem lembrar daqueles que colonizaram o nosso município e tanto trabalharam para nossa agricultura ser a referência regional que é hoje”, disse a prefeita, Dalvania Cardoso.
Diversas apresentações e exposições das etnias açoriana, africana, italiana e polonesa vão abrilhantar o encontro. O evento terá ainda o encerramento com o show da Ana Paula Gaiteira e os Trovadores. “Vamos expor um pouco do nosso artesanato, apresentar danças tradicionais das etnias, fazer uma pequena apresentação da nossa culinária, dentre outras coisas. Convidamos a todos os agricultores que participem conosco”, disse a presidente da etnia açoriana, Elza de Mello Fernandes.