O lançado o livro "Memórias", de autoria de Dalva Maria De Luca Dias, que resgata a rica história do PDT em Santa Catarina será nesta segunda-feira, dia 31. O evento ocorrerá às 17h30 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e contará com a presença de diversos protagonistas políticos que contribuíram para a formação do partido.
Em entrevista Dalva compartilhou detalhes sobre sua obra e suas vivências no meio político. “Na verdade, trata-se de um retrato, né? De lembranças, relatos, histórias, fatos, depoimentos, entrevistas e um testemunho inescapável de seus principais protagonistas na construção do PDT no estado de Santa Catarina,” afirmou ela. O projeto foi desenvolvido ao longo de um extenso período de pesquisa, entrevistas e busca por documentos. “Eu costumo dizer que povo sem memória é povo sem história,” destacou Dalva, ressaltando o papel do livro em encorajar a participação política.
Entre os depoentes que contribuíram para a construção do livro, estão figuras importantes como Cristovam Buarque, o ministro Carlos lupi e o presidente nacional do PDT, André Figueiredo. A obra também inclui relatos de pessoas que conviveram com seu marido, Manoel Dias, um dos principais nomes do PDT, que enfrentou a censura e a repressão política nos anos 60.
Dalva enfatizou a relevância do legado de seu marido e de outros líderes do partido, como Brizola, na construção da história trabalhista em Santa Catarina. “O livro tem esse propósito de resgatar a história do PDT em Santa Catarina. Espero que, de uma maneira ou de outra, eu possa encorajar as pessoas a participar do fazer político.” concluiu.
O lançamento promete ser um evento marcante, celebrando não apenas a obra, mas também a história e os desafios enfrentados pelo PDT ao longo dos anos.
Ouça, na íntegra, a entrevisat com Dalva: