O prefeito Joares Ponticelli anunciou em reunião na noite desta terça-feira, 14, a decisão de determinar lockdown em Tubarão. Trata-se de um pacote de medidas visando reforçar o isolamento social, mantendo somente o funcionamento de serviços essenciais, como supermercados e farmácias, visando combater o avanço da pandemia de Covid-19. O decreto será assinado nesta quarta-feira, 15, quando as medidas serão anunciadas em detalhes em uma entrevista coletiva a partir das 10h. O lockdown terá validade a partir de quinta-feira, 16, na cidade, a princípio com vigência de nove dias.
A ideia de Ponticelli foi comunicada aos demais 17 prefeitos da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) na noite desta terça, em videoconferência, depois de uma reunião do comitê que monitora e fiscaliza medidas de combate à Covid-19 em Tubarão. A intenção é convencer os prefeitos a decretar o mesmo lockdown nos demais municípios da região, mas ainda não há consenso.
"Estamos tratando disso", admitiu o prefeito de Treze de Maio, Clésio Bardini de Biasi, atual presidente da Amurel. "Ainda estamos conhecendo os detalhes da ideia do prefeito Ponticelli", completou, em contato com a reportagem do 4oito durante a reunião.
São 2,6 mil casos e 22 mortes
A região contabiliza até esta terça-feira, 14, conforme o relatório da Secretaria de Estado da Saúde, 2.641 casos confirmados e 22 mortes. Tubarão aparece com 788 casos confirmados e seis mortes. Confira abaixo a lista completa por municípios da região.
Uma das grandes preocupações das autoridades da Amurel é a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No último dia 3, em entrevista à Rádio Som Maior, o gerente médico do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Tubarão, Chafic Esper Kallas Filho, admitia as dificuldades. "Nós temos na UTI 20 leitos, 12 habilitados pelo SUS", contabilizava, registrando a lotação do espaço aos pacientes de Covid-19. A luta é pela abertura de mais cinco leitos de UTI. Outro hospital de destaque na região é o Santa Terezinha, de Braço do Norte, que não conta com UTI.
Na Amurel, os leitos do HNSC são os únicos disponíveis. Os mais próximos são em Criciúma, Içara e Araranguá.
Os números da Covid-19 na Amurel:
Total de casos na região - 2.641
Casos por cidade
Armazém - 55
Braço do Norte - 537
Capivari de Baixo - 203
Grão Pará - 30
Gravatal - 71
Imaruí - 14
Imbituba - 222
Jaguaruna - 97
Laguna - 127
Pedras Grandes - 7
Pescaria Brava - 64
Rio Fortuna - 36
Sangão - 61
Santa Rosa de Lima - 9
São Ludgero - 241
São Martinho - 59
Treze de Maio - 20
Tubarão - 788
Mortes por cidade
Total de mortes na região - 22
Braço do Norte - 3
Gravatal - 3
Jaguaruna - 1
Laguna - 3
Pedras Grandes - 1
Pescaria Brava - 2
Rio Fortuna - 1
São Ludgero - 2
Tubarão - 6