O jornalista político Moacir Pereira, trouxe ao Programa Adelor Lessa da manhã desta terça-feira, 13, os principais assuntos comentados nas últimas 24 horas. Entre eles estão a audiência pública da Reforma da Previdência, marcada para dia 21 de julho, e a queda do índice de contaminados pela Covid-19 em Florianópolis.
A audiência pública que acontecerá na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, está convocada para debater sobre os dois projetos que tratam dos Servidores Públicos Estaduais. O prazo concedido das inscrições para participar, já encerrou.
Conforme Pereira, estão habilitadas 65 instituições e autoridades dos mais diferentes setores do funcionalismo e do segmento empresarial. Entre os inscritos, destacam-se o presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador João Henrique Blasi, e os presidentes das principais corporações do funcionalismo.
Além disso, na próxima segunda-feira, o prazo de apresentação de emendas dos dois projetos encerra. A votação está confirmada para dia 4 de agosto.
Ainda em Florianópolis, as notícias são consideradas positivas. Trata-se da queda dos índices de contaminados e internados pelo coronavírus. O prefeito Gean Loureiro confirmou que nenhuma morte foi registrada nos últimos oito dias e que julho teve o melhor índice dos últimos 12 meses.
Apenas 25 pacientes estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital e menos de 400 estão contaminados ativos. A taxa de transmissão é de menos 1%, resultado da vacinação contínua e da testagem em massa da cidade.
Mais de 70% das pessoas acima de 18 anos já tomaram a primeira dose, e 100 mil estão totalmente protegidos com as duas doses. Isso significa 30% da população.