A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) volta a reunir nesta quarta-feira e quinta-feira os participantes do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) para o quinto módulo da capacitação estratégica.
Com o tema "Modelos de Tomada de Decisão", o módulo é conduzido pelo facilitador Wander Mendes, profissional com experiência gerencial e executiva, coordenando planejamento estratégico, marketing, desenvolvimento e gestão empresarial, Change Management e gestão de pessoas.
"Tomada de decisão talvez seja um dos temas mais amplos e complexos e de maior importância, seja na vida pessoal ou profissional. Nossas escolhas nos colocam onde hoje estamos e nos colocarão no futuro onde queremos chegar. Então precisamos fazer escolhas, o que queremos ser, onde queremos chegar, onde nosso negócio quer estar, para que possamos a partir de propósito tomar decisões mais assertivas, mais convergentes", explica o especialista.
Conforme Mendes, os estudos nessa área também têm evoluído bastante, envolvendo questões comportamentais, psicológicas e até neurológicas para entender melhor como tomamos as decisões.
"Saímos apenas das ciências exatas para entrar nas tecnologias de informações, nas questões de economia comportamental e psicológica, e neurológicas, para nos ajudar a compreender melhor como tomamos decisões, não estando apenas no piloto automático. Será sobre isso que iremos tratar nesses dois dias de capacitação, provocando a reflexão sobre os modelos de tomada de decisão com games, com estudos de caso, com discussões em grupos, uma verdadeira oficina de troca de experiências e de aprendizado", destaca.
Palestra nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 11, às 10h30min, a entidade empresarial também promove a palestra "Inovação e Novos Modelos de Negócios", com a condução do especialista Wander Mendes. A palestra é aberta ao público. As inscrições podem ser feitas pelo link www.acicri.com.br/cursos.
"Quando falamos de um modelo de negócio, estamos falando de inovação, de criatividade, de empreender, pensando a partir dos problemas e desafios a serem resolvidos, do mundo digital, da experiência do cliente, e da percepção de valor. A principal questão é como resolver o problema das pessoas direciona novos modelos de negócios dentro de um ecossistema de negócios: plataforma, negócios digitais, negócios de assinatura, negócios freemium e outros", reforça Mendes.
Ainda nesta quinta-feira, o empresário Caio Binotti, diretor administrativo financeiro da Usipe, compartilhará suas experiências com os participantes do PGVE.
PGVE
O Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) é desenvolvido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Fundação Empreender e a UniSociesc. Dividido em oito módulos relacionados a áreas fundamentais às empresas, o programa conta com professores renomados e com conhecimento, vivência, experiência e atuação no mercado nacional e internacional, em sua área de especialização.