Morro da Fumaça vacinou 794 pessoas no último sábado, Dia D de Vacinação Contra a Gripe. Ao todo, desde o início da campanha, 2.618 pessoas receberam a dose na cidade. Uma nova ação especial será realizada no dia 10 de maio, quando a equipe da Secretaria do Sistema de Saúde levará a vacina ao Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson das 9h às 19h.
Neste ano, as crianças e as gestantes também vão poder atualizar a Caderneta de Vacinação de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, que prevê 19 vacinas, que incluem proteção contra o sarampo, difteria, coqueluche, meningite, poliomielite e outras doenças. O objetivo é resgatar os não vacinados e aumentar as coberturas vacinais nestes públicos. "A nossa intenção com estas ações é vacinar o máximo de pessoas possível para evitar a entrada desta doença em nossa cidade. Queremos que mais uma vez, os fumacenses atendam o nosso chamado procurem as unidades de saúde para se imunizar contra a gripe, para, mais que atingir a meta", fala o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.
As vacinas estão disponíveis de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 16h.
Grupos prioritários
A novidade neste ano é a inclusão dos profissionais das forças de segurança e salvamento como policiais, bombeiros e membros das Forças Armadas nos grupos prioritários. Além deste, também devem tomar a dose, idosos a partir de 60 anos de idade, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da área da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados e trissomias), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Orientações
A orientação do Ministério da Saúde é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), restrinjam o ambiente de trabalho para evitar disseminação, evitem aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Para prevenir a doença, o ministério recomenda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.