A Unesc será palco nos dias 9 e 10 de maio, do 13º Encontro de Economia Catarinense, que reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais de economia e áreas afins para debater assuntos em torno do tema "Transformações no Mundo do Trabalho". O evento é realizado pela Apec (Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense), em parceria com o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc) e o Curso de Ciências Econômicas da Universidade, que em 2019 completa 20 anos de história.
A abertura oficial do Encontro ocorre no dia 9 de maio, às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, com a conferência "Transformações no Mundo do Trabalho", com o professor doutor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), José Dari Krein. Os trabalhos desta conferência serão coordenados pelo professor doutor Alcides Goularti Filho, representante da Apec.
O coordenador da 13ª edição do Encontro, o professor da Unesc Dimas de Oliveira Estevam, explica que o tema do Encontro leva em consideração o cenário nacional, com 13 milhões de desempregados, sendo que destes, 4 milhões de desalentados (pessoas que desistiram de procurar emprego, por diversos fatores). "As mudanças na legislação trabalhista iniciaram em 2017 e estamos passando por um período de muitas alterações. Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência, todas essas discussões estão alterando o cenário. Por isso o evento vai tratar das transformações do trabalho em âmbito nacional, estadual e local (Criciúma) e também fazendo a ligação de como um fato em nível de Brasil pode atingir o cenário local", afirma.
Esta é a segunda vez que a Universidade sedia um Encontro de Economia Catarinense. Segundo Estevam, o evento tem como objetivo reunir pesquisadores, professores e estudantes de Economia e áreas afins como Administração, Ciências Contábeis, Sociologia, História, entre outras para apresentar os estudos desenvolvidos no Estado e realizar uma troca de informações e experiências entre os participantes e estreitar laços entre as instituições presentes.
O Encontro contará com três conferências e 20 mesas-redondas com a apresentação de mais de 100 de trabalhos, além do lançamento de livro e da última edição da Revista Catarinense de Economia (RCE). Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de maio pelo endereço http://app.intercientifico.com.br/.
Áreas temáticas
Ao longo de dois dias, os trabalhos irão girar em torno de dez áreas temáticas: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental; Gestão e economia do setor público; Demografia, espaço e mercado de trabalho; História econômica e social; Economia industrial, da ciência, tecnologia e inovação; Desenvolvimento social, economia solidária e políticas públicas; Desenvolvimento regional e urbano; Desenvolvimento rural e agricultura familiar; Economia e política internacional e Temas especiais.
Assuntos como previdência social, impactos do programa Bolsa Família sobre indicadores de desigualdade e pobreza, sistema nacional de inovação, agricultura e pecuária, Prodec (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense), descentralização administrativa e financeira dos municípios catarinenses e participação feminina no desenvolvimento rural serão debatidos.
O evento terá a apresentação de vários trabalhos e estudos produzidos nas diversas universidades e organizações de pesquisa de Santa Catarina. Os temas serão abordados por professores e pesquisadores de instituições como Unesc, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Apec, Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Cepa (Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola – ligado à Epagri), FURB (Universidade Regional de Blumenau), Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e UFPR (Universidade Federal do Paraná).
Lançamento de livro
A programação do Encontro de Economia Catarinense contará ainda com o lançamento do livro "Características Econômicas e Sociais de Santa Catarina no Limiar do Século XXI", da Ediunesc (Editora Unesc). A obra tem como organizador principal o professor doutor da UFSC, Silvio Cário, com conta os organizadores José Nicolau, Luiz de Carvalho Júnior e Norton Flores Boppré. O lançamento ocorre às 19 horas no Auditório Ruy Hülse.
A obra está dividida em 14 capítulos, em que faz uma radiografia socioeconômica de Santa Catarina, com informações sobre a primeira década e meia dos anos 2000. O livro é resultado de pesquisas realizadas por professores da UFSC (Economia, Relações Internacionais e Arquitetura), em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento do Governo de Santa Catarina, com informações atuais do senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2017 e de outros dados.
O objetivo do trabalho é colaborar com o pensar o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina. O recurso para publicação foi da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). Confira a programação do Encontro de Economia Catarinense.