Que a Série D do Campeonato Brasileiro é uma dureza, isso não é novidade. Em sua décima primeira edição, a quarta divisão nacional começa gigante, com 68 clubes de todos os estados brasileiros. Depois dos 17 quadrangulares, avança para 16 confrontos em mata-mata, que estão sendo definidos neste fim de semana. Desse segundo funil, sobram 16 times que, a partir da terceira fase, a próxima, encaram as oitavas de final. É preciso passar por elas e pela etapa seguinte, das quartas, para então comemorar o acesso.
Logo, são 12 partidas para comemorar o objetivo de chegar na Série C. O que, em dez edições passadas, o futebol de Santa Catarina só conseguiu duas vezes, justamente nas duas primeiras. Em 2009, na estreia da Série D, a Chapecoense terminou em terceiro lugar e começou ali sua ascensão no futebol nacional. Em 2010 foi a vez do Joinville, que subiu em quarto, chegar na Série C.
Entre os demais, quem mais chegou perto foi o Metropolitano. O time de Blumenau terminou em sétimo lugar em 2013, perdeu o acesso para o Juventude em um confronto direto. Caíram nas oitavas de final o Tubarão no ano passado, o Inter de Lages em 2016 e o Metropolitano outras duas vezes, em 2014 e 2012.
Em 2019
Desta vez, Santa Catarina terá um time nas oitavas, entre os 16 melhores. Será o Brusque ou o Hercílio Luz. Os dois catarinenses que restaram na disputa se encaram neste domingo, às 16h, por uma vaga nas oitavas. Na ida, em Tubarão, houve empate em 0 a 0. Novo empate em Brusque e a decisão da vaga vai para os pênaltis.
Quem ganhar pega o Boavista do Rio de Janeiro nas oitavas. O Brusque foi adversário do Boavista na primeira fase, ganhou no Augusto Bauer e perdeu no Rio de Janeiro. Foi a única derrota do time até aqui na quarta divisão deste ano. O classificado de Boavista contra Brusque ou Hercílio estará nas quartas, e daí decidirá uma vaga na Série C do ano que vem contra um time entre Cianorte (PR), Ferroviária (SP) ou os gaúchos Avenida e Caxias.
Neste domingo, esses fazem jogos de volta da segunda fase. No Paraná, Cianorte x Ferroviária. Em Santa Cruz do Sul, Avenida x Caxias. Na ida, os dois terminaram no 0 a 0. Os classificados estarão se encontrando nas oitavas.
A Série D terminou na primeira fase em 2019 para o Atlético Tubarão e o Joinville. Para o ano que vem, Santa Catarina terá Marcílio Dias, Brusque e Joinville como donos das vagas. O Tubarão é o suplente, torce para o Brusque subir neste ano e então o Peixe herda a vaga no Brasileiro do ano que vem. Para o Hercílio, a única chance de ter esse calendário nacional em 2019 é agora, subindo.
Os times que subiram e o melhor catarinense em cada edição da Série D:
2018 - Ferroviário (CE), Treze (PB), São José (RS) e Imperatriz (MA), Tubarão foi décimo primeiro
2017 - Operário (PR), Globo (RN), Atlético (AC) e Juazeirense (BA), Brusque foi vigésimo
2016 - Volta Redonda, CSA, São Bento e Moto Clube, Inter de Lages foi décimo quarto
2015 - Botafogo (SP), Ríver (PI), Remo e Ypiranga (RS), Metropolitano foi vigésimo sétimo
2014 - Tombense (MG), Brasil (RS), Londrina e Confiança (SE), Metropolitano foi décimo quinto
2013 - Botafogo (PB), Juventude, Tupi (MG) e Salgueiro (PE), Metropolitano foi sétimo
2012 - Sampaio Corrêa, CRAC (GO), Baraúnas (RN) e Mogi Mirim, Metropolitano foi décimo primeiro
2011 - Tupi (MG), Santa Cruz (PE), Cuiabá e Oeste, Brusque foi vigésimo quinto
2010 - Guarany (CE), Madureira (RJ), Araguaína (TO) e Joinville
2009 - São Raimundo (PA), Macaé (RJ), Chapecoense e Alecrim (RN)