A referência à praia já está clara no nome. Jogar beach tennis na areia e perto do mar é fazer jus à nomenclatura do esporte. Mas, dependendo de onde se vive, é difícil conseguir "cumprir" esses requisitos. O russo Ivan Syrov é jogador profissional da modalidade há sete anos e praticá-la já é "um modo de vida". Ele está hospedado em Criciúma para a disputa do Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed em Balneário Rincão.
Segundo ele, a prática do beach tennis é muito comum em seu país. Mesmo com uma temperatura média anual de 5ºC, os adeptos russos não se escondem em casa nem abdicam de jogar. Pelo contrário, eles dão seu jeito para enfrentar o frio e continuar praticando.
"Na Rússia, isso é um grande paradoxo, porque lá o beach tennis é bastante popular. Nós temos oito, nove cidades com o beach tennis bem desenvolvido, porque lá é bastante frio. Em junho, julho e agosto nós jogamos em área aberta, tendo 25ºC, o que é bastante quente para jogar. De setembro a maio, nós jogamos indoor", explicou Syrov.
Ivan já está há cinco semanas no Brasil para disputar competições da modalidade, tendo passado por diversas cidades. Esse período foi mais do que suficiente para ele se familiarizar com o verão brasileiro.
"Já me acostumei com a temperatura. Nos últimos cinco anos, passo 45 semanas por ano em viagens por todas as partes do mundo. Para mim, já bastam três dias para me habituar no novo local. Estou muito feliz por jogar no Brasil. Esse é o meu sexto ano jogando beach tennis aqui. Eu visitei Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, Santos, Campinas e Guarujá, muitas cidades diferentes de todo o país", afirmou ele.
Estreia em terras catarinenses
Mesmo tendo viajado por algumas cidades brasileiras, esta é estreia de Ivan Syrov em Santa Catarina. Ele cobriu de elogios a estrutura e a organiação do Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed.
"É a primeira vez aqui em Criciúma para jogar em Balneário Rincão. Um lugar muito lindo, com uma estrutura bem montada. É um grande prazer para nós, atletas, jogar em condições perfeitas. Eu falei com os organizadores do torneio e eles me falaram que isso é uma grande colaboração das cidades, das administrações e do povo. Espero que a região tenha esse torneio por muitos e muitos anos", comentou Syrov.
Segundo ele, os preparativos para a disputa de quaisquer torneios são idênticos. Hospedado em Criciúma, Ivan utiliza tudo o que o local oferece para estar bem para o Mundial.
"Fazemos nosso treinamento todos os dias. Podemos usar aqui no hotel a jacuzzi e a sauna para descansar e fazer a nossa reabilitação. Vamos ficar atentos ao chaveamento e aos horários das partidas, porque, dependendo do horário, se vai dormir mais cedo. Todos os torneios são iguais, com a mesma preparação", garantiu.
Ouça a entrevista completa de Ivan Syrov:
Rádio Som Maior / 4oito · 4OITO - Ivan Syrov - (16-02-2022)
Veja as outras atrações do Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed: