A Unimed de Brusque entregou aos cooperados da unidade um "Kit-Covid". Trata-se de uma caixa contendo medicamentos indicados como profiláticos para o tratamento e prevenção do vírus da Covid-19. O episódio virou assunto nesta quinta-feira, 16, após viralizar na internet. A caixa conta com uma embalagem com comprimidos de hidroxicloroquina, ivermectina, zinco querelado e vitamina D, contando também com instruções para o uso por parte dos médicos. Os medicamentos foram entregues como medida de profilaxia.
A Unimed de Criciúma avalia como imprudência a ação de Brusque. A direção da cooperativa na região garante que não realizou e nem vai realizar nenhuma entrega deste estilo. "A Unimed de Brusque cometeu uma imprudência de entregar esses kits. Isso não está indicado. É um caso específico de Brusque e não tem relação com as outras unidades da Unimed", explicou o presidente da Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.
Leia a nota da Unimed:
A Unimed Brusque, preocupada com a crescente perda de trabalho profissional no combate ao Covid-19, vem a público esclarecer que oportunizou a profilaxia aos profissionais que atuam na linha de frente e também aos médicos cooperados, baseada no protocolo utilizado já há algumas semanas e amplamente divulgado em nível nacional pela Prefeitura de Porto Feliz-SP.
A Unimed Brusque informa que a utilização não era compulsória e após compra conjunta dos insumos tão escassos no mercado na atualidade, foi optado pela distribuição aos que desejaram realizar a profilaxia sugerida.
Desta forma, foi entregue o kit, assim como as orientações e assinado o termo de consentimento. Também foram realizados exames para excluir doenças que possam ser agravadas pelo uso da profilaxia.
A Cooperativa reitera a sua preocupação no combate ao Covid-19 e destaca seu respeito a todos os profissionais de saúde que vêm enfrentando incansavelmente esta pandemia no dia a dia.