O quadro Plenário desta quarta-feira, 20, conduzido por Adelor Lessa com a participação do jornalista Upiara Boschi, trouxe os principais assuntos destacados dentro da política em Santa Catarina. São eles a discussão contra o plano de carreira dos professores que foi entregue à Assembleia Legislativa na última terça-feira, 19, e a janta de Carlos Moisés com deputados do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Conforme a leitura de Boschi, existe sim uma possibilidade de valorização dos professores com o projeto. Um exemplo é o aumento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que aumentou o percentual mínimo de gasto com remuneração dos profissionais ativos e o aumento arrecadatório do estado.
"Lembrando que toda vez que aumenta a arrecadação do estado, aumenta o bolo de 25% e tem que ir obrigatoriamente para a Educação” disse, acrescentando que “o governo de Moisés criou muita expectativas com isso e o que apresentou ontem ficou abaixo da própria expectativa que gerou”.
Já em relação à janta de Moisés com os deputados do MDB, era esperado surgir uma possibilidade de filiação ao partido, o que não aconteceu. A princípio, o que entende-se é que o governador apenas tentou uma aproximação com os políticos que ainda não se remete a uma ligação maior.
Ouça o quadro Plenário completo na íntegra: