A região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) se reunirá neste domingo, 11, para definir novas medidas no que diz respeito ao enfrentamento da Covid-19 na região. A Amurel está agora, de acordo com a matriz de Santa Catarina, em estado gravíssimo, com casos aumentando diariamente. As medidas definidas no domingo devem ser aceitas de forma conjunta entre todos os 18 municípios que compõem a macrorregião.
Conforme o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, em vídeo postado no fim de semana nas suas redes sociais, o protocolo estadual determina que a tomada de medidas deve ser feita pelo comitê regional de saúde e então aprovada pelos prefeitos. "Desde quinta-feira estamos reunidos e no domingo vamos fazer uma assembleia para definir isso. É evidente que queremos restringir o mínimo possível, pois sabemos o quanto isso impacta na economia, na renda e no emprego. De outra ponta, também temos que cuidar de leitos de UTI, de atendimento às nossas pessoas", enfatizou.
Segundo Ponticelli, o município de Tubarão também está credenciando novos leitos de UTI para assistir à população e a região também buscará por novos leitos em outras cidades. "Na segunda-feira, vamos nos reunir com os deputados da região Sul para pressionar o governo do Estado, habilitando leitos em Imbituba, Laguna, Braço do Norte e adquirindo leitos particulares para melhor atender a população", concluiu.