O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, defendeu, na manhã desta quinta-feira, 16, no programa Agora, o uso da ivermectina nos tratamentos preventino do combate ao coronavírus. Conforme ele, o medicamento tem o custo baixo, não apresenta praticamente nenhuma contraindicação ou efefeito colateral.
"Nós estamos com protocolo que incluiu a ivermectina com o sentido preventivo. Mas a diferença é que nós implementamos o uso massivo para todas as pessoas que desejarem utilizar. Há indícios e estudos que o medicamento pode ajudar preventivamente, com o uso de dois dias e depois o protocolo se repete em 15 dias", explicou Morastoni.
Conforme o prefeito, o medicamento é utilizado há mais de 40 anos pelos médicos. "Praticamente não tem contraindicação. Só não aplicamos em gestantes, lactantes e pessoas menores de 15 anos por precaução, mas a única contra indicação é para paciente com meningite", comentou.
Uso da cloroquina
O uso da cloroquina é utilizado pelos hospitais da região, mas não entra no protocolo da prefeitura.
Ocupação de leitos de UTI
Nós estamos em uma curva ascendente de casos que demandam para ocupação hospitalar 78 a 80% entre os hospitais Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e Hospital Ruth Cardoso de Balneário Camboriú. "O Marieta conta com 50 leitos para Covid-19 e o Ruth Cardoso com 26. Ainda vamos abrir 40 leitos no Associação Madre Teresa, que é um complexo do Marieta", finalizou.