A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) divulgou no início da tarde dessa quinta-feira, 01, o boletim sobre a dengue em Santa Catarina.
No sul do estado quatro municípios são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Três deles fazem parte da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc): Araranguá, Sombrio e Passo de Torres. A outra cidade é Imbituba, na região de Laguna.
Em Santa Catarina são 103 municípios considerados infestados, o que representa um incremento de 9,6% em relação ao mesmo período de 2019, que registrou 94 municípios nessa condição. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica a definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.
Ainda de acordo com o boletim no período de 29 de dezembro de 2019 a 26 de setembro de 2020, foram identificados 27.768 focos do mosquito Aedes aegypti em 191 municípios. Comparando ao mesmo período de 2019, quando foram identificados 23.412 focos em 182 municípios, observa-se um aumento de 18,6% no número de focos detectados.
A Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico, variando desde formas mais leves até quadros graves, podendo evoluir para o óbito.