Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

“Recebemos as doses em fevereiro e em fevereiro aplicamos”, fala Acélio (VÍDEO)

Secretário de Saúde de Criciúma confirma que município não aplicou doses vencidas como alegou reportagem da Folha de S. Paulo

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 02/07/2021 - 17:04 Atualizado em 02/07/2021 - 17:08
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“Não ficamos mais de uma semana com doses na geladeira. E se não ficamos mais de uma semana com elas na geladeira, não poderíamos aplicar em abril doses recebidas em fevereiro”. A frase é do secretário Municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande sobre a informação de que a cidade estaria entre as que aplicaram vacina da AstraZeneca fora da validade. A denúncia foi feita pelo jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira, 2. “Em nenhum momento fomos procurado por jornal a nível nacional solicitando informações sobre este assunto de forma específica. Não aplicamos doses vencidas. Estamos um lema claro, vacina que dá certo é a que é aplicada imediatamente. Recebemos as doses em fevereiro e em fevereiro elas foram aplicadas. Não aplicamos doses vencidas”, comenta o secretário, acrescentando que as notas e os vencimentos forma conferidos.

O chefe da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Samuel Bucco lembra que as doses do lote 4120Z005, tidas como vencidas, foram recebidas no dia 2 de fevereiro. “Eram direcionadas aos profissionais da saúde e aplicamos imediatamente. O Ministério da Saúde não permite que se insira dose vencida no sistema. Não conhecemos estas informações do jornal. Em Criciúma isso não aconteceu”, pontua.

Confira a nota oficial do Governo Municipal de Criciúma:


A Prefeitura Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que não foram aplicadas doses vencidas de vacina contra a Covid-19 na população.

 

O lote 4120Z005, da AstraZeneca, chegou no município no dia 02 do mês de fevereiro/2021 e foi utilizado inteiramente no período de uma semana, meses antes da data de validade, marcada para o dia 14 de abril. A Administração Municipal ainda ressalta que todas as pessoas imunizadas contra a Covid-19 receberam o imunizante dentro do prazo de validade, não havendo necessidade da população se dirigir até a Unidade de Saúde.

 

O Governo de Criciúma desconhece a origem e os critérios das informações apuradas e divulgadas em reportagem da Folha De São Paulo, publicada na tarde desta sexta-feira (2). Em nenhum momento a prefeitura foi procurada oficialmente pelo veículo, para esclarecimentos.

 

A Secretaria Municipal de Saúde afirma também que todas as doses de vacina que chegam na cidade são sempre imediatamente aplicadas, conforme plano municipal de imunização, geralmente, em menos de uma semana.

No vídeo, Acélio Casagrande e Samuel Bucco falam sobre o assunto:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito