O governo de Santa Catarina distribui nesta segunda-feira, 5, mais de 400 mil doses da vacina contra a Covid-19 para os municípios. Destas, a maior parte equivale a dose 1 (D1) e a outra, dose 2 (D2). As informações são do Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, em entrevista ao Programa Adelor Lessa durante esta manhã.
Cada município receberá um percentual de doses em que 70% será destinado à população por faixa etária e 30% aos trabalhadores das Indústrias, correspondendo a mais de 30 classificações previstas. A meta é que 75% dos catarinenses acima de 18 anos estejam vacinados até outubro.
“Nossa ideia é oferecer vacina para 100% das pessoas, mas se nós conseguirmos fazer com que 75% delas compareçam e se vacinem, já vamos ter dado um passo gigantesco no enfrentamento da pandemia”, destacou o superintendente completando que “ainda nesta semana, queremos concluir as vacinações aos acima de 40 anos ou mais”.
Em relação às informações nacionais sobre as vacinas que foram aplicadas vencidas, Macário afirma que o estado não se enquadra nelas. Ele ainda diz que o que aconteceu foram erros de registros. Ou seja, os profissionais demoravam para fazer o registro da vacina e acabavam informando a data de aplicação como a data do dia regsitrado.
“Já estamos conferindo, todos os municípios estão olhando os mapas de vacinação e pegando os erros de registro e erros administrativos. Nós vacinamos mais de 3,5 milhões de pessoas e foram poucos mais de 600 erros de registro que já estão corrigidos”, salientou Eduardo Macário.