O Hospital São Donato está passando por uma readequação orçamentaria. A partir desta segunda-feira (20), os serviços em ortopedia ambulatorial foram paralisados. A recomendação é que estes serviços, agendados, sejam feitos com o Hospital São José, de Criciúma. O diretor técnico do São Donato, Julio de Luca, explicou a medida em entrevista ao Jornal das Nove.
“Essa paralização se motivou porque o hospital está fazendo readequações e devia valores para os ortopedistas. Ele é exclusivamente bancado pelo caixa do São Donato, nós não temos convênio com o Estado, o hospital referência na área é o São José. Estamos revendo algumas ações dentro do hospital, já que não sabemos o tamanho que a Secretaria de Saúde quer dar”, destacou.
Nesta semana deverá ser realizada uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. A expectativa é de que ele venha a região para o encontro. Estará pautada ainda o início de funcionamento dos novos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e o pagamento dos valores referentes ao funcionamento da maternidade.
“Nós temos um déficit mensal de R$ 120 mil por mês. Estamos tomando algumas medidas, que até são radicais. A gente atendia toda a região, era um serviço bem interessante. As cirurgias eletivas que já estavam agendadas, serão realizadas. Já os serviços de urgência e emergência por hora vão continuar normais”, garantiu.
Confira a entrevista na íntegra: