Mulheres que aguardavam na fila, em Criciúma, para colocação de DIU receberam uma boa notícia neste final de ano. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo Condutor da Rede Cegonha, realizou na última terça-feira (14), no Centro Saúde da Mulher, no bairro Santo Antônio, um mutirão para colocação do dispositivo. “Neste primeiro momento foram agendadas apenas 30 vagas, mas outras ações como esta estão previstas para o ano que vem”, ressaltou a enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Lucimara Ferreira Nunes.
Segundo ela, que também é coordenadora do Grupo Condutor da Rede Cegonha no município, a ação visa diminuir a fila de espera das UBSs. “O mutirão é ainda um trabalho de Planejamento Familiar, que é um conjunto de ações que regulam a fecundidade. O Dispositivo Intra Uterino, o DIU, é um método seguro e eficaz, ofertado pelo SUS, e realizado no Saúde da Mulher, sendo, portanto, uma forma de auxiliar as famílias atendidas no município”, concluiu.
Participaram do mutirão uma equipe de duas enfermeiras e quatro médicos, sendo um ginecologista, além de duas técnicas de enfermagem, recepcionista e higienizadora.