O jornalista político Upiara Boschi fez uma análise de Eduardo Leite, em relação a sua disputa pela pré-candidatura (PSDB) na eleição de 2022. A opinião dada no Programa Adelor Lessa, na manhã desta segunda-feira, 5, é de que o governador do Rio Grande do Sul, trata-se de uma tentativa de ser algo novo e fora do extremo para o país.
Durante o quadro no programa, Upiara destacou que Eduardo Leite tem uma carreira política paralela a de Napoleão Bernardes. “Os dois se elegeram a prefeito pela primeira vez na mesma eleição e ganharam a atenção do PSDB de forma nacional. Pela juventude e perspectiva, que pudessem ser nomes futuros da sigla”, salientou.
No entanto, Boschi acredita que Leite conseguiu cumprir a trajetória de um jeito mais ousado. Não concorreu à reeleição a prefeito de Pelotas, Rio Grande do Sul, para entrar na disputa do Governo do Estado. Tudo isso com o discurso de ser contra a reeleição.
A tentativa do pré-candidato é estar longe das opiniões extremas e da polarização política, existente entre Lula e Bolsonaro. “Vamos ver se ele sensibiliza o PSDB e o país que ainda não achou um discurso que não seja nem Lula e nem Bolsonaro” indagou Upiara acrescentando que “ainda não apareceu um discurso que impressione o país nesse momento pra sair dessa polarização antecipada”.
Pautas da semana
Nos assunstos das próximas pautas do jornalista político que serão destaques durante esta semana no programa, estão o anúncio do governador Carlos Moisés ao salário mínimo de R$ 5 mil para os professores da rede estadual e a efetiva tramitação da Reforma da Previdência na Assembleia Legislativa. Além desses, outras novidades dentro da política estarão sendo discutidas.