Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 21/08/2017 - 17:43 Atualizado em 21/08/2017 - 17:46

O deputado Gelson Merisio, presidente estadua do PSD, está falando agora na convenção do PP. Disse que PP é a sua origem.

Convenção está se encaminhando para o final. 

Já está decidido que o deputado Esperidião Amin será reeleito presidente e o deputado Silvio Dreveck, presidente da Assembléia, será o

primeiro Vice.

Amin ficará no comando do partido por seis meses. Depois, passará o comando para Dreveck. 

 

Por Adelor Lessa 21/08/2017 - 16:50 Atualizado em 21/08/2017 - 16:55

Está confirmado julgamento ainda hoje do processo que trata da possivel cassação do prefeito Mariano Mazzuco, de Araranguá.

TRE divulgou pauta definitiva para a sessão e processo de Mariano está na pauta.

O processo tem parecer do representante do Ministério Público junto ao TRE pela cassação.

O processo é o ultimo da pauta da sessão do TRE que começa 17h. É provável que tenha decisão por volta de 19h.   

Tags: TRE Mariano

Por Adelor Lessa 21/08/2017 - 16:00 Atualizado em 21/08/2017 - 16:07

Fumaça branca na cúpula do PP catarinense.  Acordo fechado.

Esperidião Amin continuará presidente do partido.

Deputado Silvio Dreveck será o Vice. O vereador Leonardo Piruka, de Balneário Camboriú, segundo vice. 

Amin ficará presidente por seis meses.

Os detalhes do acordo serão levado à convenção estdual do partido, que começa agora.

   

Por Adelor Lessa 21/08/2017 - 14:59 Atualizado em 21/08/2017 - 15:06

Vereador Leonardo Piruka, de Balneário Camboriú, candidato a presidência da executiva estadual do PP, chegou na sede do diretorio, em Florianópolis, e disparou: "engracado que o Amin está agora querendo falar de 2014, mas se é assim temos que falar de 2010, 2006 e 1994, quando ele se fez candidato a presidente da república e colocou a mulher para disputar o governo. Ou seja, tem que discutir todas que perdemos".

Em todas as outras, antes de 2014, os Amin (Esperidião e Angela) estiveram envolvidos diretamente.

Nos bastidores começa a ser ventilado que Amin pode, como presidente, fazer eleição do novo diretorio e marcar eleição da nova executiva para dentro de cinco dias, o que é previsto no estatuto. O grupo do PP que apóia a candidato do deputado Silvio Dreveck a presidente já está se movimentando contra. 

 

Por Adelor Lessa 21/08/2017 - 14:46 Atualizado em 21/08/2017 - 14:54

Antes de iniciar convencão estadual do PP, seguem conversações em Florianópolis em busca de um possivel acordo.

Ao meio dia, o deputado Esperidião Amin, atual presidente, apresentou proposta ao deputado Silvio Dreveck para "divisão do mandato" de presidente estadual do partido. Seria um ano de cada. Silvio não aceitou.

Mais adiante, Amin sugeriu que ficasse no comando do partido até abril, passando depois a presidêndio para Silvio. De novo, Silvio não aceitou.

Agora, Amin está reunido com os deputados do PP (estaduais e federais), prefeitos e membros da executiva estadual.

A convenção está marcada para a partir de 16h.

 

 

 

  

 

Tags: Amin

Por Adelor Lessa 21/08/2017 - 11:33 Atualizado em 21/08/2017 - 11:38

Hoje:

14:00 - Lançamento da ExpoMais 2017, na Acic

15:00 - Julgamento no TRE do processo que trata da cassação do Prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco

16:00 - Convenção estadual do PP, em Florianópolis

Na Semana:

Dia 14, quinta-feira - Ministro do Turismo, Max Beltrão, vai cumprir agenda em Santa Catarina - estará na Serra do Rio do Rastro.

Câmara dos Deputados deve votar até quinta-feira projeto da reforma politica, com introdução do Distritão

 

 

 

Por Adelor Lessa 21/08/2017 - 09:24

O tenente coronel André Allão, que foi comandante do 28 GAC entre 2009 e 2011, foi elevado ao posto de general de brigada do exercito.

No mesmo ato,  foi designado a comandar a 18 Brigada de Infantaria em Corumbá, Mato Grosso do Sul.

Allão fez boas relações em Criciúma.

Por Adelor Lessa 21/08/2017 - 08:36

Manoel Vieira continuará presidente da associação dos aposentados de Criciúma por mais um mandato.

Ele foi reeleito no sábado ao derrotar o candidato de oposição Iran Bolsoni. Fez 99 votos, contra 68.

O curioso é que a associação tem mais de 3 mil associados.

 

Por Adelor Lessa 21/08/2017 - 08:22 Atualizado em 21/08/2017 - 08:23

O deputado federal do sul Jorge Boeira apostava ontem à noite num entendimento que evite a disputa pela presidência do PP na convenção de hoje, em Florianópolis, a partir de 16h.

Ele acredita que haverá acordo em torno de um dos três candidatos que estão postos - Esperidião Amin (atual presidente), Silvio Dreveck e Leonardo Piruka.

Amin convocou reunião da executiva com os deputados e prefeitos para hoje, 14h. Deve tentar operar um entendimento.

O fim de semana foi de alta tensão no PP, pela repercussão da entrevista do deputado Amin para a repórter Karen Suyan, da radio Araranguá.

Ele disse que defende aliança com o PSD para 2018, mas não concorda e não vai permitir que o PP se defina agora por apoiar o PSD, já que nem o PSD ainda está definido se terá mesmo candidato a governador ou ainda pode ser vice do PMDB.

Citou nominalmente os deputados Milton Hobus e João Rodrigues, do PSD, que, segundo ele, querem ser vice do candidato a governador do PMDB.

No sábado, durante encontro do PSD em Chapecó com  2,5 mil pessoas, os dois deputados reagiram, reafirmando apoio à candidatura do deputado Gelson Merisio ao governo do estado.

Amin também falou em "intromissão" do PSD no PP para interferir no resultado da convenção de hoje e mandou recado: “O deputado Merisio não vai mandar no nosso partido. Ele deve mandar e deve cuidar bem é do PSD”.

No PP, a principal reação foi de Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão, que apóia o entendimento logo com PSD: “O que nós queremos é construir um projeto com antecedência, diferente do que tem acontecido nos últimos 20 anos, quando sempre deixamos para definir na última hora e aí, muitas vezes, ficamos no isolamento”.

Ponticelli e seu grupo são querem reeleição de Amin. Apoiam a candidatura de Silvio Dreveck para presidente do PP.

 

Tags: PP PSD Amin

Por Adelor Lessa 20/08/2017 - 19:24 Atualizado em 20/08/2017 - 19:37

O deputado Esperidião Amin, presidente estadual do PP, convocou reunião para às 14h desta segunda-feira, duas horas antes da convenção do partido.

A intenção é tentar um entendimento para eleição da nova executiva estadual do PP, evitando disputa na convenção.

Estão convocados os deputados estaduais e federais do partido, prefeitos e executiva estadual.

A convocação de Amin é o "ultimo ato" de um fim de semana de "alta tensão"no PP.

Amin condenou a intenção de um grupo do partido de definir já a aliança com o PSD e apoio à candidatura de Gelson Merisio ao governo. Disse que nem o PSD está definido ainda com a candidatura Merisio, acrescentando que os deputados João Rodrigues e Milton Hobus querem ser vice do PMDB. Os deputados do PSD reagiram.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, também reagiu, fazendo criticas à forma de Amin conduzir os assuntos no PP.

O deputado Esperidião  ainda insinuou que o deputado Gelson Merisio, presidente estadual do PSD, estava tentando interferir na convenção do PP.

 

Tags: PP PSD

Por Adelor Lessa 19/08/2017 - 23:00

O prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro, PSDB, é citado todo o tempo como possível candidato na eleição majoritária de 2018. Várias possibilidades são especuladas. Vice de Gelson Merisio, PSD, de Esperidião Amin, PP, de Mauro Mariani ou de Udo Dhoeler, PMDB, ou mesmo em chapa pura, dobrando com Paulo Bauer.

Mas, ele segue seu governo. Não faz roteiro "de campanha", não faz movimentos para ser candidato e as viagens à Florianópolis ou Brasilia são por questões administrativas.

Não vai deixar a prefeitura, com o mandato antes da metade, se for para uma operação de risco.

Só encaminharia um projeto para 2018 se fosse numa ampla aliança, com reais e evidentes condições de vitória.

 

Por Adelor Lessa 19/08/2017 - 20:17 Atualizado em 19/08/2017 - 20:30

Praticamente na véspera da convenção estadual do PP,  uma declaração do deputado federal e presidente do partido, Esperidião Amin, incendeia o PSD, possível aliado para 2018. 

Neste sábado, durante encontro do PSD fez em Chapecó com  2,5mil pessoas, as afirmações de Amin provocaram reações de deputados, que reafirmaram apoio à candidatura do deputado Gelson Merisio ao governo do estado.

A declaração de Amin foi dada  à repórter Karen Suyan, da rádio Araranguá. Ele disse que defende aliança com o PSD para 2018, mas não concorda e não vai permitir que o PP se defina agora por apoiar o PSD, já que nem o PSD ainda está definido se terá mesmo candidato a governador ou ainda pode ser vice do PMDB. 

Citou nominalmente os deputados Milton Hobus e João Rodrigues, do PSD, que, segundo ele, querem ser vice do candidato a governador do PMDB.

Além disso, Amin falou em "intromissão" do PSD no PP para interferir no resultado da convenção de segunda-feira. "O deputado Merisio não vai mandar no nosso partido. Ele deve mandar e deve cuidar bem é do PSD", disparou.

Na convenção de segunda-feira, Amin deve disputar a reeleição para presidência do PP com o deputado Silvio Dreveck, presidente da Assembléia, que defende antecipação do apoio do PP à aliança com o PSD e a candidatura de Merisio ao governo. O vereador Leonardo Piruka, de Balneário Camboriu, também é candidato.

Em Chapecó, João Rodrigues afirmou: "Nós não temos dois candidatos, nós temos só um. E o nosso candidato é o Merisio"

O deputado Milton Hobus  declarou: "Sou um dos mais fervorosos defensores de uma candidatura própria. O PSD não vai se acovardar em Santa Catarina depois de um governo exitoso como o do governador Raimundo Colombo. E temos um candidato. O candidato é Gelson Merisio, que tem meu incondicional apoio".

Abaixo, os audios da entrevista de Amin e declarações dos deputados Milton Hobus e João Rodrigues em Chapeco. 

 

 

 

Por Adelor Lessa 19/08/2017 - 10:59

Os acessos envergonham o criciumense e afugentam pessoas

Aconteceu nesta sexta-feira, à tarde. Um empresário de Criciúma recebeu um cliente, diretor de uma grande grupo nacional. Veio de Porto Alegre, de carro, pela br 101.

Aberta a reunião, o primeiro ponto da pauta foi o protesto do cliente.

De cara, resumiu: “Nossa, que entrada feia, a cidade é bonita, mas a entrada é muito feia, abandonada”. Ele “entrou" pelo acesso sul, Verdinho.

O empresário criciumense não teve nem como tentar remediar. Mas, pensou: “na volta, vou levá-lo ao aeroporto de Jaguaruna, outro caminho, imagino que ele vai ficar com outra impressão da cidade”.

Depois da reunião, foram então para o aeroporto. Mas, na saída de Criciúma para Icara, tudo engarrafado na SC 445. E na rodovia, buracos de todos os tipos e tamanhos.

O cliente-visitante, depois de meia hora, disparou: “está aí um lugar onde eu nunca viria morar e onde nunca colocaríamos uma unidade da nossa empresa. Que lugarzinho ruim para entrar e sair”.

Ele é o CEO de um grande grupo nacional. Levou a pior impressão possível da cidade. Certamente onde estiver, quando for citado o nome de Criciúma, ele vai lembrar deste dia. Não vai estimular ninguém a instalar empresas por aqui.

Os acessos de uma cidade são o “cartão de apresentação”. No caso, temos o pior possível!

É inadmissível que a maior cidade do sul, polo entre Florianópolis e Porto Alegre, ofereça aos seus visitantes (e clientes), acessos que são piores que “estrada de chão”.

A iniciativa privada de Criciúma é moderna, ousada, criativa, competente. Coloca os seus produtos pelo país e o mundo afora. Mas, o setor publico não tem o mesmo pique.

A via rápida vem aí. Ok. Será uma entrada decente para Criciúma. À altura da cidade. Mas, não será entrada única. É preciso garantir pelo menos manutenção básica nos outros acessos.

 

Por Adelor Lessa 19/08/2017 - 09:57 Atualizado em 19/08/2017 - 09:58

O candidato do PMDB ao governo do estado hoje é o deputado federal Mauro Mariani.

Mas, é difícil que o candidato que vai disputar a eleição em 2018 não seja o prefeito de Joinville, Udo Dhoeler.

Mauro é o presidente estadual do PMDB e pleiteia a candidatura desde 2015. 

Udo cumpre segundo foi reeleito prefeito, mas não tem a “marca" de politico profissional, é um grande empresário, faz trabalho voluntário na sua cidade há décadas. Apesar da sua idade, 74 anos, representa a renovação.

Eduardo havia lançado Udo, e passou a apoiar Mauro no mês de julho.

Mesmo assim, Eduardo e Udo mantêm sintonia fina.

Eduardo investe na unidade partidária, quer evitar rachas.

Mariani tem até inicio de 2018 para fazer “decolar” sua candidatura no estado.

Se não conseguir, será naturalmente substituído por Udo.

 

 

Por Adelor Lessa 19/08/2017 - 09:50 Atualizado em 19/08/2017 - 09:57

Os mineiros da Cooperminas não podem estar filiados ao sindicato dos mineiros de Criciúma. Tem que estar ligados ao sindicato de Forquilhinha. 

É a síntese da decisão da juíza do trabalho Rafaela Ramos de Oliveira, assinada nesta sexta-fera, dia 18.

Na parte final da sentença de seis páginas, a juíza escreve:

"Ante o exposto, declaro que os mineiros da Cooperminas são representados pelo sindicato autor (no caso, Sindicato dos Mineiros de Forquilhinha)"

Na sequência, acrescenta:

"Determino que o primeiro réu (sindicato dos mineiros de Criciúma) exclua de seu quadro de associados os empregados da Cooperminas".  

 

 

Por Adelor Lessa 18/08/2017 - 17:07 Atualizado em 18/08/2017 - 17:09

 

O comentarista João Nassif fará sua reestréia na equipe de esportes da Som Maior FM daqui a pouco, na cobertura do jogo Criciúma x Oeste,

no estádio Heriberto Hulse.

Trata-se de um ícones do jornalismo esportivo do estado, com carreira vencedora no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que passa a integrar a

equipe da Som Maior, coordenada pelo jornalista Marco Búrigo.

 

 

  

Por Adelor Lessa 18/08/2017 - 17:03 Atualizado em 18/08/2017 - 17:06

Amanhã será eleita nova diretoria da Associação dos Aposentados de Criciúma. Dias chapas no páreo. O presidente Manoel Vieira tenta mais uma reeleição, enquanto Iran Bolsoni lidera chapa de oposição.

São mais de 3 mil associados. A associação tem 30 anos e terá disputa na eleição pela segunda vez.

Manoel Vieira, o Vieirinha, presidente a entidade por mais de 25 anos.

A movimentação de bastidores é intensa.

 

Por Adelor Lessa 18/08/2017 - 09:37 Atualizado em 18/08/2017 - 09:43

A eleição para presidente do PP catarinense vai produzir uma disputa no minimo curiosa, ou hilaria: Piruka x Careca.

A relação foi feita pelo proprio vereador Leonardo Machado, o Piruka, agora cedo na radio Som Maior FM. Ele vai disputar com Esperidião Amin, atual presidnete, o "careca".

Piruka foi o vereador mais votado de Balneário Camboriu em 2016, é liderança do movimento jovem do PP. Ele diz que sua candidatura representa a necessária renovação que o partido precisa fazer no estado.

A eleição para presidente do PP será feita na conveção estadual de segunda-feira.  

Por Adelor Lessa 18/08/2017 - 08:00 Atualizado em 18/08/2017 - 08:08

Esperidião Amin deve ser reeleito presidente estdual do PP na segunda-feira.

A candidatura a presidente do vereador Piruka, de Balneário Camboriú, deve dividir os votos dos que não querem Amin e que seriam votos de Silvio Dreveck.

São os três candidatos a presidência estadual do PP para a convenção de segunda-feira. 

Por Adelor Lessa 18/08/2017 - 05:55 Atualizado em 18/08/2017 - 05:57

O deputado federal Jorge Boeira, PP, é contra a adoção do “distritão” e do fundo de campanha com recursos públicos, previstos na reforma política em vias de ser votada no Congresso, mas não condiciona o seu projeto ao que for aprovado. O seu “plano de vôo” está definido.

Boeira é candidato reeleição e está em campanha. 

Diz que estendeu sua base de atuação política e que hoje está praticamente “estadualizado”, o que o faz acreditar que sua reeleição é plenamente viável.

Mas, Boeira também está acompanhando de perto as articulações para possíveis alianças e composição de chapas para a eleição majoritária de 2018. Ele se colocou à disposição do partido para qualquer posição na majoritária.

Já foi sondado, e admitiu, ser vice de Gelson Merisio, no caso de aliança PSD-PP. 

Também pode ser o vice de Paulo Bauer, se a aliança do PP for com o PSDB.

Mas, tem uma terceira opção, que é complicada. 

Se não se viabilizar aliança com PSD, nem PSDB, o PP ficaria isolado. Pode até ter que disputar com chapa pura.

Boeira não se assusta. Registrou no partido que aceita ser o candidato a governador, mesmo que seja em chapa pura.

Ele aposta que a eleição de 2018 será do “novo”, que o eleitor vai exigir renovação, e que tem condições de cumprir o papel.

A definição, só em 2018. Mas, o quadro começará a ser pintado a partir de segunda-feira, com a eleição da nova executiva estadual do PP.

Esperidião Amin, atual presidente, candidato a reeleição, deve disputar com Silvio Dreveck, presidente da Assembléia. Os dois darão encaminhamentos bem diferentes ao partido.

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito