Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 25/04/2022 - 20:13 Atualizado em 26/04/2022 - 10:27

Os dois principais candidatos pela Frente de Esquerda para eleição de governador se encontraram agora a pouco em Blumenau. Senador Dário Berger, PSB, e ex-deputado Décio Lima, PT.

Os dois participaram de um evento na cidade e se reuniram para tratar da eleição.

Decio estava acompanhado pelo deputado Fabiano da Luz e a ex-deputada Ana Paula Lima, PT.

O senador Dário Berger estava com o ex-deputado Djalma Berger, PSB. 

Dário e Décio disputam candidatura ao governo pela Frente. Dário tem o respaldo da direção nacional do PSB, que diz estar incluindo a sua candidatura no acordo nacional para apoiar Lula. 

Décio é amigo pessoal (e compadre) de Lula e tem o apoio dos partidos que estão integrados na Frente.

Ontem, no entanto, o PSOL anunciou que fará no dia 28, quinta-feira, o lançamento da candidatuta ao governo do estado da professora Jane Acordi, de Sombrio.

A se confirmar, será um "racha" na articulação da Frente.  

Porém, na manhã dessa terça-feira, 26, a direção estadual do PSOL informou que não tem conhecimento desse ato e que não respalda o lançamento de qualquer candidatura ao governo de Santa Catarina

Por Adelor Lessa 25/04/2022 - 13:39 Atualizado em 25/04/2022 - 13:47

O médico e ex-vereador Alisson Pires deve ser anunciar nesta semana sua candidatura a deputado estadual.

Ele está sendo estimulado por filiados e dirigentes do PL, especialmente a candidata a deputada federal, Julia Zanata.

Na eleição municipal de 2020, Alisson foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Julia.

Alison fez consulta ao seu grupo de apoio, que aprovou a candidatura.

Em caso de confirmação do projeto de Alisson, passa a ter 29 "pretendentes" a lista de possiveis candidatos a deputado estadual por Criciúma e o seu entorno.

 

 

 

Por Adelor Lessa 25/04/2022 - 07:21 Atualizado em 25/04/2022 - 07:21

Um pequeno empreendedor de Criciúma teve todas suas contas hackeadas. Ele tem agora boletos que estão chegando em seu nome e da sua empresa. Se não pagar, seu nome ficará negativado e ele ficará sem crédito no mercado. Não poderá atuar e pode comprometer o negócio. Ele foi à Polícia, mas foi informado que não existe uma delegacia de crimes cibernéticos em Criciúma.

Ontem, ele e sua família estavam com o sentimento de não terem para onde recorrer, não terem o que fazer. Enquanto isso, estão se passando por ele pelo celular que foi clonado. Ele tem uma pequena empresa em Criciúma e, com essa situação, ele não consegue trabalhar. Isso é um tsumani. Ele simplesmente não sabe o que fazer.

Ouça o editorial de Adelor Lessa desta segunda-feira na íntegra: 

 

Por Adelor Lessa 22/04/2022 - 18:44 Atualizado em 22/04/2022 - 19:19

O governador Carlos Moisés virá segunda-feira a Criciúma, para entrega da nova sede da Celesc, uma sede ampla e moderna. Hoje a Celesc tem vários departamentos, ocupa vários espaços na cidade, e agora concentrará tudo lá. Estará o presidente Cleicio Poleto, da Celes, o governador e outras autoridades.

E o governador deverá voltar na quinta ou sexta-feira para cumprir uma agenda em Forquilhinha, sobre o aeroporto e outras obras com o prefeito Neguinho, e também para entregar a ordem de serviço para o início das obras do Anel Viário de Criciúma, na sua etapa final. Na vinda desta segunda Moisés deve confirmar o retorno na quinta ou sexta-feira para entrega dessa ordem de serviço.

Moisés tem cumprido agenda praticamente toda a semana na região, que tem recebido olhar especial. Mas também há uma motivação de ordem política: o governador é candidato à reeleição e se projeta para ser reconhecido como o candidato do Sul, que movimentou com Jorge Boeira, Clésio Salvaro, Joares Ponticelli e nenhum deles se consolidou. Boeira pode ser candidato a vice na Frente de Esquerda.

Moisés não nasceu no Sul mas mora em Tubarão há muitos anos. Comandou o Corpo de Bombeiros em Criciúma e depois em Tubarão, onde tem residência. Ele casou em Tubarão, suas filhas são de Tubarão, então tem relação muito forte com a região.

MDB e Moisés

Falando em governador e candidatura à reeleição, Moisés tem uma proposta do MDB e está fechando negociações para ter o apoio na busca da reeleição. Tem uma proposta do MDB para fechar apoio que é o seguinte: o MDB fecha com Moisés, indica três secretários agora (Agricultura, Educação e Saúde) e, além disso, o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa, assumiria o governo por 90 dias. A vice-governadora Daniela Reinehr não poderá assumir, então Moisés se licenciaria e Sopelsa assumiria. Essa é uma condição para o MDB apoiar Moisés. O MDB ainda não bateu o martelo, mas se bater, terá esses três secretários e o governador interino por 90 dias.

Hoje, o líder do governo na Alesc, é o deputado José Milton Scheffer (PP). Como Zé Milton ficará líder do governo com o MDB tendo o governador? É assunto mais pra frente.

Arroio do Silva

No Balneário Arroio do Silva, o prefeito Evandro Scaini lançou a obra do seu calçadão. O prefeito tenta recuperar o tempo perdido pela cidade e essa obra será fundamental. O edital foi lançado hoje, depois de resolvidos os problemas ambientais. Agora já é possível fazer projeção de datas.

Heimatfest

Forquilhinha está em festa. Fizemos programa de lá nesta sexta-feira e a Heimatfest está em andamento, um evento que deve ser valorizado, visitado e bem frequentado. O fim de semana será de muitas atrações. Parabéns a todos os envolvidos pela festa.

Ouça o comentário que foi ao ar no Ponto Final na Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 22/04/2022 - 07:13 Atualizado em 22/04/2022 - 07:14

Ontem, estávamos em Praia Grande. Ambiente festivo, anúncio da Unesco de reconhecimento do Geoparque Caminho dos Cânions, que colocou os cânions do Sul catarinense na Rede Global de Geoparques que colocou o lugar em uma plataforma internacional de divulgação. O mundo passa a conhecer os nosso cânions.

Estamos hoje em Forquilhinha. A cidade está vivendo mais uma Heimatfest e comemorando mais um ano de emancipação, da bem sucedida e vitoriosa emancipação. A data formal de aniversário de emancipação é terça-feira, mas a cidade já está comemorando e em festa.

Ouça o editorial completo de Adelor Lessa desta sexta-feira, 22: 

 

Por Adelor Lessa 20/04/2022 - 18:48 Atualizado em 20/04/2022 - 19:15

Já estamos com 28 candidatos a deputado estadual em Criciúma e entorno. A continuar assim, um candidato vai roubar do outro a eleição e esse número todo de candidatos vai levar Criciúma a ficar com uma representação menor na Alesc. Não é uma novidade, mas a continuar assim teremos esse prejuízo, o que é ruim para a cidade. Isso enfraquece politicamente a cidade.

Um exemplo: hoje a bancada do Sul esteve no gabinete do presidente da Alesc. Estiveram ajustando com o presidente Moacir Sopelsa (MDB) repasse de recursos para construção da nova sede da Câmara de Vereadores em Criciúma. O dinheiro está praticamente assegurado. Essa é a boa notícia. E porque isso? Por que a região tem representação forte na Alesc. Hoje, 20% da Alesc é do Sul. Temos outros tantos exemplos de obras importantes, encaminhamentos importantes, o Centro de Inovação de Criciúma saiu por atuação da bancada parlamentar. Acontece assim pois temos representação política expressiva.

Se pulverizar, teremos candidatos demais, o que contribui para a legenda dos partidos, mas os candidatos farão pouco voto, vão dividir os votos daqui, e aí não elegem, não fazem votação suficiente. Esse número excessivo de candidatos vai contribuir para a eleição de candidatos de outras regiões. Falamos disso em toda a eleição. Não queremos tirar ninguém do páreo, mas 28 é candidatos demais. Daqui a pouco vem a 30. Vamos pagar caro se continuar assim.

Ouça a lista dos atuais pré-candidatos no podcast abaixo.

Notícia boa

A notícia boa é que nesta quinta teremos o reconhecimento oficial do Geoparque Caminhos dos Canyons pela Unesco. Tratamos do assunto o dia todo, preparando a cobertura especial desta quinta. Não trata-se de um parque cercado apenas, é uma plataforma de divulgação mundial da nossa região. Isso vai dar uma repercussão mundial para os canyons do extremo Sul. Isso representa geração de emprego e renda para a região.

Com todo o barulho de divulgação, de rodar o mundo, agora o espaço dos canyons estará no roteiro dos grandes Geoparques do mundo. Só como está hoje já temos mais de 100 pousadas e mais de 300 casas no Airbnb em Praia Grande. Isso é emprego para a região toda. 

Para marcar esse grande momento, estaremos com a equipe da Som Maior e do 4oito no ar a partir das 7h desta quinta-feira direto de Praia Grande.

Confira o comentário do Ponto Final no podcast:

 

Por Adelor Lessa 20/04/2022 - 16:16 Atualizado em 20/04/2022 - 16:18

Criciúma, a maior cidade da região Sul de Santa Catarina, não dispõe de uma sede própria para a Câmara de Vereadores. Atualmente, os 17 legisladores municipais exercem a atividade parlamentar em um dos andares do Centro Profissional de Criciúma, no bairro Pio Corrêa.

A Bancada do Sul - grupo que reúne os deputados estaduais que representam na Alesc os municípios da região Sul - se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), nesta quarta-feira (20), e apresentou a demanda recebida pela mesa diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma para a construção de uma sede própria 

“Recebemos o pleito dos deputados que se sensibilizaram pela necessidade de Criciúma ter um ambiente adequado para a execução das atividades legislativas. O parlamento catarinense irá estudar a melhor maneira de apoiar essa iniciativa”, disse Sopelsa.

Por Adelor Lessa 20/04/2022 - 07:31 Atualizado em 20/04/2022 - 07:31

O centro tradicional histórico de Criciúma envelheceu. Continua frequentado, é claro, mas envelheceu. Foi por ali que começou e aconteceu a ocupação urbana da cidade. A cidade se organizou e cresceu a partir dali. Envelhecer não representa ficar desinteressante.

Isso acontece em Criciúma, mas não é caso isolado. O que fazer e como recuperar um centro tradicional de uma cidade? Há um movimento pela recuperação dos centros tradicionais por conta da história. É um movimento mundial.

Ouça o editorial completo de Adelor Lessa desta quarta-feira, 20: 

 

Por Adelor Lessa 19/04/2022 - 18:15 Atualizado em 19/04/2022 - 21:18

O STJ avaliou recurso do prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancelier. Pela decisão de hoje, ele estará afastado ainda do cargo no dia 20 de maio, ele efetivamente ficará um ano fora do cargo pelo que foi decidido em Brasília no STJ.

Em suma, o STJ decidiu que, em prazo de até 60 dias, período não prorrogável, o TRF terá que deliberar sobre a denúncia feita contra o prefeito, se aceita ou não. E, a partir disso, avaliar a eventual prorrogação da medida cautelar que trata da suspensão das suas atividades.

Gustavo continua afastado por até 60 dias e, nesse período, o TRF terá que julgar a aceitação ou não da denúncia feita contra ele. Mais uma derrota do prefeito afastado. Havia um clima entre aliados do prefeito de que seria definido pelo retorno dele. Depois, circulou a informação que ele retornaria ao cargo em 60 dias. Não é fato.

Até 19 de junho, o TRF terá que deliberar sobre a denúncia contra Gustavo Cancelier.

Ouça mais detalhes no podcast:

Confira mais destaques do dia na política no comentário do Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 19/04/2022 - 17:01 Atualizado em 19/04/2022 - 17:33

Não foi conclusiva, mas terminou com um acordo de continuar conversando sobre a possibilidade de uma composição para a eleição de outubro.

Assim foi a reunião do prefeito Clesio Salvaro, de Criciúma, PSDB, com o senador Esperidião Amin, PP,  e o ex-governador Raimundo Colombo, PSD.

A reunião foi realizada no gabinete do prefeito, só entre os três, a portas fechadas.

No início participaram politicos do PSD e PP, como o vice-prefeito Ricardo Fabris, PSD, e o ex-deputado Valmir Comin, PP.

Mas, em seguida, todos saíram, deixando apenas os três.

Falaram sobre a eleição, discutiram possibilisades, mas não firmaram qualquer tipo de acordo.

O único entendimento é que vão continuar conversando. 

Salvaro nao pode mais ser candidato, porque não renunciou no dia 2 de abril, mas está sugerindo para uma chapa majortária o nome da deputada Geovania de Sá.

Amin e Colombo deixaram claro que estão trabalhando em sintonia e que o que for possivel para ajudar a viabilizar uma composição com seus partidos.

Em principio, os dois são candidatos ao governo. 

Por Adelor Lessa 19/04/2022 - 14:46 Atualizado em 19/04/2022 - 18:41

Dirigentes dos oito partidos que estão participando das discussões para formação da Frente de Esquerda em Santa Catarina acabam de divulgar nota conjunta sobre articulações para montagem de chapa para a eleição de outubro.

Anunciam que "a composição da chapa majoritária segue em aberto", e acrescentam: "segue garantidfa a autonia dos partidos na indicação de pré-candidaturas".

A nota conjunta é distribuída depois de uma semana de informações isoladas e conflitantes de representantes dos partidos.

Assinam a nota os dirigentes de PT, PDT, PSB, Solidariedade, PSOL, Rede Sustentabilidade, PCdoB, e PV. 

Abaixo, a nota na íntegra: 

"Os partidos políticos abaixo nominados e que trabalham para construir a Frente Democrática em Santa Catarina, cuja unidade se faz na defesa e fortalecimento da democracia e contra o avanço do obscurantismo no Brasil, reafirmam o compromisso em torno da formulação de um programa comum para governar Santa Catarina. O debate sobre a composição da chapa majoritária segue em aberto, sendo garantida a autonomia dos partidos na indicação de pré-candidaturas que representem o esforço da unidade e seu programa, cuja construção se iniciou com a reunião liderada por Manoel Dias na tarde desta terça-feira, contando com a participação de representantes dos distintos partidos da Frente Democrática".

 

 

 

Por Adelor Lessa 19/04/2022 - 11:44 Atualizado em 19/04/2022 - 12:07

Três dos principais operadores da política catarinense vão se reunir no início da tarde em Criciúma. Clesio Salvaro, Raimundo Colombo e Esperidião Amin.

Nas pauta: possibilidade de aliança para a eleição de outubro.

Raimundo e Amin estão com suas candidaturas postas a governador.

Prefeito Clesio não renunciou a prefeitura de Criciúma e está fora da eleição. Mas, é o principal político do PSDB, comandante das articulações do partido.

Colombo tenta se viabilizar como candidato ao governo, e quer o apoio do PP de Amin e do PSDB de Salvaro.

Pela manhã, Colombo se reuniu em Florianópolis com Antídio Luneli, MDB, ainda candidatura a governador. Há movimento forte no MDB para apoio à reeleição deo Governador Moisés.

 

Por Adelor Lessa 19/04/2022 - 07:25 Atualizado em 19/04/2022 - 07:25

Quando cheguei em casa, ontem, no final da tarde, a novela estava na TV e os personagens estavam cantando a música do Titãs, que, de vez em quando eu busco aqui, quando o caldo entorna e o caminho parece sem saída. Como sempre, parei para ouvir, cantarolar e refletir a respeito.

O caminho não tem fim e o fim do caminho é apenas o desafio, a criatividade e a ousadia. Pode ser sempre o fim do caminho o indicativo de um caminho novo a ser feito, uma oportunidade que se apresenta, pode ser a hora de refazer as rotas e de reajustar a sintonia.

Ouça o editorial completo de Adelor Lessa desta terça-feira:

 

Por Adelor Lessa 18/04/2022 - 09:53 Atualizado em 18/04/2022 - 10:09

Se alguém tinha duvida, o ex-prefeito Gean Loureiro, União Brasil, deixou claro hoje na rádio Som Maior que não estará com o governador Carlos Moisés, Republicanos, na eleição de outubro.

O parceiro de Gean será o ex-governador Ramundo Colombo, liderando o time do PSD.

Moisés fará chapa com dois indicados pelo MDB. Provavelmente Carlos Chiodini, candidato ao senado, e alguém do oeste ou meio oeste para vice-governador (Valdir Cobalchini, Celso Maldaner ou Moacir Sopelsa).

Com o Moisés ligado ao MDB e Gean com o PSD, Esperidião Amin e o PP tendem a fazer caminho próprio.

Amin não recebe bem uma parceria com o MDB, nem com Gean.

Por isso, diante dos movimentos de Moisés e Gean, ganha corpo a possibilidade de Amin confirmar candidatura ao governo, possivelmente em aliança do PP com o PSDB.

Candidatura de Amin tem apoio e estímulo da direção nacional do partido, e aplauso efusivo das bases.

Mas, antes disso, Amin pode avaliar a possibilidade de compor com Jorginho Mello, PL, indicando o candidato a vice-governador na sua chapa.

Não é a tendência, mas pode ser a saída no caso de Amin não se interessar por disputar o governo.

De momento, são quatro candidaturas postas:

. Governador Moises, com o MDB.

. Gean e/ou Colombo, PSD - União.

. Décio e/ou Dário com Boeira - Frente de Esquerda.

. Jorginho Mello, PL

 

 

 

  

 

 

 

 

  

Por Adelor Lessa 18/04/2022 - 07:23 Atualizado em 18/04/2022 - 07:24

Servidores do município, a rigor, são todos os servidores que trabalham para a Prefeitura. Entre os servidores, tem os comissionados, aqueles que ocupam cargos políticos, os efetivos, que fizeram concurso, e os temporários. A rigor, todos são servidores.

Mas os comissionados, cargos políticos, receberam reajustes nos salários no ano passado. Só em dezembro, foi aplicado 11% para todos os diretores, assessores, gerentes, chefes, presidentes de autarquias, superintendentes, etc. Aos efetivos, no ano passado, nada.

Ouça o editorial desta segunda-feira de Adelor Lessa na íntegra:

 

Por Adelor Lessa 14/04/2022 - 18:48 Atualizado em 14/04/2022 - 18:53

Um novo julgamento de recurso do prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancelier (PP), estará na pauta do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na próxima terça-feira (19). Os advogados de Cancelier estão otimistas que ele possa retornar ao cargo. Em 20 de maio fará um ano do afastamento por conta dos desdobramentos da Operação Benedetta da Polícia Federal. Enquanto isso, o vice Jair Nandi (PSD) segue como prefeito interino.

Mais um candidato a deputado estadual na região. Marcos Viscardi, de Içara, foi confirmado como postulante a uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alesc) pelo PTB. Ele é um dos nomes de confiança do deputado Kennedy Nunes, que é pré-candidato a senador.

E o governador Carlos Moisés (Republicanos) volta à região. Na segunda-feira (18) ele estará em Nova Veneza, participando de ato de lançamento de um pacote de obras da gestão do prefeito Rogério Frigo (PSDB). Boa parte dos recursos são provenientes do Estado para esses investimentos.

Mais alguns dias depois e Moisés retornará. Desta vez, para entregar a ordem de serviço das obras do último trecho do Anel de Contorno Viário, em Criciúma.

Ouça o comentário no podcast:

 

Por Adelor Lessa 14/04/2022 - 14:46 Atualizado em 14/04/2022 - 15:03

No momento em que avançam as articulações para o MDB fechar apoio para sua reeleição, o governador Carlos Moisés, Republicanos, tem duas viagens programadas à região, onde tem um dos focos de resistência no ambiente emedebista.

Apesar do apoio declarado de prefeitos e deputados estaduais da região, há dirigentes municipais do MDB que resistem em apoiar Moisés, descartando a candidatura de Antidio Luneli.

O ex-deputado Ronaldo Benedet, coordenador da candidatura de Antídio na região, é o principal "líder da resistência".

Na segunda-feira, o Governador Moisés voltará à região, com os deputados emedistas Vampiro e Ada de Luca ao lado, e vai à Nova Veneza participar do ato do prefeito Geio Frigo, PSDB, de lançamento de um pacote de obras, às 18h.

Havia a expectativa que o Governador aproveitasse a viagem para entregar a ordem de serviço para obra do ultimo trecho do anel viário de Criciúma, mas o secretário de infraestrutura de estado, Thaigo Vieira, informou que não será desta vez.

Garantiu, no entanto, que será durante o mês de abril.

 

Antídio mais de leve

De outro lado, o ex-prefeito Antídio Luneli, pressionado para retirar a candidatura a governador, disse hoje na rádio Som Maior que se mantêm no processo, e não admite renunciar.

Ele venceu (por WO) a prévia feita pelo partido para indicar o candidato a governador.

Agora, o partido precisa de sua desistência para avançar nas negociaçõs com Moisés. Ou, experar a convenção, em julho, para decidir no voto.

Mas, Antídio adotou um discurso mais "ameno" na entevista de hoje.

Disse que não desiste, mas ao mesmo tempo admitiu que, se for para fazer um acordo, o MDB deve indicar os candidatos a vice-goverrnador e senador, e indicou os nomes, respectivamente, de Celso Maldaner e Carlos Chiodini.

 

 

 

Por Adelor Lessa 14/04/2022 - 07:31 Atualizado em 14/04/2022 - 07:31

A obra na BR-285, na subida da Serra da Rocinha, é pauta preferencial aqui. Acompanhamos cada passo, anunciamos cada dificuldade, destacamos cada avanço. A demora na conclusão da obra é um problema porque atrasa o desenvolvimento da região, mas, por outro lado, a conclusão da obra vai gerar um novo problema: o congestionamento em Turvo e Ermo.

A BR-285 passa por dentro de Turvo. A BR-285 passa no miolo do Ermo. Quando concluída a obra na Serra da Rocinha, o tráfego pesado vai multiplicar por cinco. Tudo isso vai desembocar dentro de Turvo e de Ermo.

Ouça o editorial de Adelor Lessa na íntegra:

 

Por Adelor Lessa 13/04/2022 - 16:14 Atualizado em 13/04/2022 - 16:48

O vereador Luciano Formentin, ex-presidente da Câmara de Morro da Fumaça, assinou filiação hoje no PL, durante encontro na sede estadual do partido, em Florianópolis.

Participaram do encontro o senador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, e os deputados Daniel Freitas (federal) e Jessé Lopes (estadual), que "levaram" Formentin para o partido.

O vereador foi eleito pelo PSL e sempre foi muito ligado à Daniel e Jessé.

 

 

 

Por Adelor Lessa 13/04/2022 - 07:30 Atualizado em 13/04/2022 - 07:30

Eu fui ontem à Nova Veneza pela manhã. Saí daqui e tranquei na Avenida Luiz Lazzarin. Trânsito intenso e lento. Passando o trevo do Rio Maina, tranquei na rodovia a caminho do Caravaggio por causa do trânsito intenso também. Segui adiante. Tranquei na ida e na volta.

Já recebi informações de trânsito intenso nesta manhã. Fica evidente que é preciso pensar a respeito. Criciúma está virada em um canteiro de obras. Muitas obras importantes sendo feitas. É preciso anotar que há nós a desatar ainda para fazer fluir melhor e mais fácil na cidade.

Ouça o editorial de Adelor Lessa desta quarta-feira, 13:

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito