Foi batido o martelo! CBF confirmou nesta segunda-feira (27) a data de um dos jogos adiados do Criciúma no Campeonato Brasileiro. O confronto contra o Cuiabá será no dia 9 de junho, um domingo, às 16h, no Estádio Heriberto Hülse. Já as outras duas partidas adiadas - Fortaleza e Grêmio - ainda estão com a data em aberto.
"O jogo do Fortaleza está definido, com data em aberto, deve ser publicado nas próximas horas pela CBF, e devemos ter o jogo contra o Fortaleza com dois jogos simultâneos. Um em Criciúma e o outro em Fortaleza. É o que deve ocorrer", explica o presidente do Criciúma, Vilmar Guedes.
Uma das definições durante a reunião na sede da CBF nesta tarde é de que vai haver inversões do mando de campo das equipes gaúchas para que elas possam ter tempo para recuperar os seus estádios. O jogo contra o Grêmio, que na tabela original estava marcado para Porto Alegre, pode ocorrer no Estádio Heriberto Hülse. Informação ainda será confirmada pela CBF.
"Tivemos uma agenda bastante extensa no dia de hoje. Na reunião nós definimos a questão da inversão do mando de campo dos clubes gaúchos. Houve uma concordância dos presidentes e uma forma de resolver e minimizar o problema já que o Beira-Rio e a Arena não terão condições de receber jogos, na melhor das hipóteses, antes de outubro. E também definimos pela manhã a data do jogo Criciúma e Cuiabá, dia 09 de junho, um jogo atrasado. Foi uma boa reunião. Os clubes estão dispostos a flexibilizar datas futuras para clubes do Rio Grande do Sul. Uma outra decisão importante foi a manutenção da data de encerramento da competição, que a princípio havia uma proposta para estender por uma semana a mais. Ficou definido que o Campeonato Brasileiro da Série A encerra no dia 8 de dezembro", detalha o presidente.
A chance dos clubes gaúchos não serem rebaixados nessa edição do Campeonato Brasileiro foi completamente descartada pelos presidentes dos clubes.
O Criciúma levou ainda pleitos reclamando da arbitragem em alguns jogos da Série A e Copa do Brasil.
"Nós fizemos três notificações. No jogo contra o Atlético/MG, contra o Vasco e o jogo contra o Bahia. A comissão de arbitragem reconheceu duas falhas em dois jogos. E que no outro jogo era algo discutível, interpretativo. Nós conversamos mais a nível de se posicionar e dizer que o Criciúma está atento a tudo que está acontecendo. Julgamos importante o clube se pronunciar. Eu acredito que foi uma boa decisão estarmos na CBF tratando desse tema extremamente importante", explica.
Há um jogo do Inter contra o São Paulo confirmado para o Estádio Heriberto Hülse para o dia 13 de junho. Vilmar Guedes foi questionado sobre a possibilidade da realização de mais jogos das equipes gaúchas no Majestoso.
"O Criciúma fez um pleito para que, se porventura, houver possibilidade de termos uma reserva técnica ou uma alteração de data de jogos futuros para que possamos ter uma condição de tempo de espera maior para o gramado, o Criciúma é flexível, sim. É receptivo a abrir o Heriberto Hülse para novas datas para jogos do Internacional. Colocamos isso de uma forma muito clara. Os clubes foram extremamente favoráveis. Gostaram da idéia. Agora, tem que ver se é possível fazer", frisa Guedes.
Por fim, o presidente do Criciúma se diz satisfeito com as decisões da reunião.
"Sim porque tratamos de algumas pautas importantes. Uma delas a questão da reunião com a TV Globo. Nós não tínhamos, até então, nenhum jogo exibido. Se não tem exibição, não contamos com recurso que está no orçamento do clube. A segunda, nós vamos preencher esse hiato, jogo com o Cuiabá, em um domingo, em um horário nobre, pois deve ser às 16 horas. Foi um pleito nosso. O Criciúma também sai satisfeito porque acabou tendo um feedback daquilo que era uma pendência nossa com relação a notificação que fizemos à comissão de arbitragem. Está tudo certo, tudo dentro daquilo que programamos. Saímos muito satisfeitos", finaliza Vilmar Guedes.