Novos medicamentos para o tratamento da covid-19 vieram do Uruguai para o estado catarinense. A operação ocorreu durante o fim de semana, e no último sábado, 18, o 28º Grupo de Artilharia e Camapanha (GAC) de Criciúma prestou apoio logistico ao Exército Brasileiro no transporte desses medicamentos, que são indispensáveis ao tratamento de pacientes acometidos pelo coronavírus.
A Operação é realizada em apoio ao Ministério da Saúde e visa transportar neurobloqueadores, sedativos e analgésicos de Montevidéu, capital uruguaia, com destino a UTI e unidades hospitalares do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. "Ajudamos no translado entre as regiões Sul. Esses medicamentos tiveram como destino final as Unidades Hospitalares de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul", explicou o comandante do 28º GAC, Tenente Coronel Brito Junior, ao programa Adelor Lessa.
Desde abril, o GAC de Criciúma está atuando na Operação Covid, uma ação do Comando Conjunto Sul com o propósito é mitigar os impactos do coronavírus na população. Essa operação do fim de semana faz parte das ações. "O 28º GAC é o setor integrado de 26 municípios aqui da região. Tudo o que acontece nessas 26 cidades é de nossa responsabilidade", comentou Britto.
Ao todo, foram aproximadamente 10 carretas carregando os medicamentos, que foram para a Central de Florianópolis e depois distribuídos para as cidades catarinenses.