Com a intenção de preservar à pavimentação e dar mais tranquilidade aos moradores de Morro da Fumaça, entra em vigor no dia 1º de setembro, o Decreto Municipal nº 81/2020 que proíbe a entrada, parada, estacionamento e circulação de veículos com peso bruto total (PBT) acima de 35 toneladas e de veículos bitrem, em toda a extensão da Rodovia Tranquilo Sartor, em qualquer dia ou hora.
Para adaptação dos motoristas, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), está instalando placas de sinalização alertando para a proibição e indicando a rota alternativa.
"Viemos estudando rotas alternativas para que o trânsito de veículos pesados fique fora da área central da cidade. Estamos atentos o quanto estes veículos danificam as vias e também ao aumento do fluxo. A partir de setembro eles não poderão mais fazer esta rota", explica o coordenador do Demutran, Willian Bruning.
Alterações com calma
O coordenador salienta que os veículos pesados terão uma rota alternativa. "Este prazo até que o decreto passe a vigorar, se faz necessário para que empresários e fornecedores se adaptem às novas regras de circulação do município.
Bruning reforça que as mudanças devem ser feitas com calma. "Além disso, estudos devem ser feitos e deve-se ter responsabilidade para que os efeitos possam ser bons para todas as partes", fala.
O decreto não se aplica a veículos destinados à manutenção e reparo de redes de energia elétrica, de água e esgotos, de gás combustível canalizado, de telecomunicações, de comunicações telefônicas, de coleta e transporte de lixo, de cobertura jornalística e de transporte de valores, além do transporte coletivo de passageiros, da manutenção, conservação e sinalização viária quando a serviço de órgão executivo de trânsito, de socorro médico, incêndio, policiamento, fiscalização, operação de trânsito e de socorro mecânico de emergência.
Atualmente, a Rodovia Tranquilo Sartor, onde a circulação dos veículos pesados será proibida, está recebendo pavimentação asfáltica em seus três quilômetros.