Cinco acadêmicos do Centro Universitário Satc (UniSatc) tiveram uma das ideias vencedoras do TXM Challenge. Estudantes de Administração e Publicidade e Propaganda, o grupo ficou em terceiro lugar na competição que reuniu empreendedores de todo o Estado de Santa Catarina. O evento, realizado em Florianópolis dentro do TXM Summit, foi promovido pelo Cocreation by TXM, o maior programa de pré-incubação de negócios do Brasil.
Os participantes tiveram 48 horas para desenvolverem um modelo de negócio para suas ideias. O tema foi Comércio Exterior. Os acadêmicos da UniSatc tiveram a ideia de criar um container sustentável com um tipo de plástico resistente a todos os climas por conta do transporte marítimo.
"Fomos mapeando os principais problemas do segmento citado e dentro de algumas ideias ficamos com o subtema: sustentabilidade. A ideia é criar um container que seja mais resistente que o de ferro que existe hoje, e com uma durabilidade maior. Os tradicionais duram dez anos, o nosso é para durar 20", detalha a acadêmica de Administração e líder do projeto, Lidiane Machado.
Participaram do grupo, ainda, os acadêmicos Amanda Sá dos Santos, Luan Patrício Fraga, Renata Dagostim Laurindo e Maria Laura Cardoso da Silva. "São alunos em fases iniciais que nos surpreenderam e que nos encheram de orgulho. Não apenas pelo dinheiro que eles receberam com o prêmio, mas pelo simbolismo e a coragem que isso representa", ressalta o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.