A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural de Criciúma dão o start, na próxima quinta-feira, 4 de novembro, ao Natal 2021 no município. Com a cerimônia oficial de acendimento das luzes na Praça Nereu Ramos e início da programação natalina, a expectativa da entidade e do poder público é oferecer um verdadeiro presente para os criciumenses e moradores da região, após quase dois anos de pandemia. Iluminação em pontos estratégicos da cidade, assim como uma série de ações sociais e culturais pautam o cronograma de atividades pensadas exclusivamente para o período.
De acordo com o presidente da CDL, Tiago Marangoni, a ideia é envolver as pessoas em um clima de magia, de felicidade. “O comércio passou por momentos extremamente difíceis desde o início de 2020. Agora é hora de renovar as esperanças, de ter fé em dias melhores. As lojas estão abastecidas, não faltam produtos, os números da Covid caíram bastante. E o Natal vem para coroar este momento de retomada não apenas em Criciúma, mas em todo o Estado e no país”, enfatiza ele.
A programação da quinta-feira, dia do acendimento das luzes, inicia às 18h30min, com apresentações de corais e a Banda do Papai Noel e seus Duendes. O cerimonial está previsto para ocorrer a partir das 19h30min. De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Zalmir Casagrande, a ideia é que as pessoas possam sentir a verdadeira magia natalina. “O Governo fez, neste ano, o maior repasse para iluminação da história do município, com um valor próximo a R$ 1 milhão. Com o engajamento da CDL, conseguimos iluminar diversos pontos, parques e praças da cidade. Na minha visão, este com certeza será o maior e melhor Natal que Criciúma já teve”.
O prefeito Clésio Salvaro reafirma o propósito de oferecer um verdadeiro presente aos munícipes. “Nós tivemos praticamente dois anos de incertezas, perdas e angústias, mas estou certo de que o clima natalino vai reacender a chama da esperança, da bondade e da união no coração dos criciumenses. Será um Natal abençoado, com luzes, apresentações e uma série de iniciativas diferenciadas”, frisa Salvaro.
Atividades pensadas exclusivamente para o período
Uma série de ações artísticas, esportivas, culturais e sociais estão sendo programadas e devem movimentar a cidade entre o início de novembro e o fim de dezembro. Entre os destaques, as Árvores da Solidariedade, que serão colocadas nos parques Altair Guidi, Nações e Imigrantes para incentivar a doação de brinquedos e alimentos que serão doados às pessoas carentes do município.
Também integram a programação uma feira promovida pela Afasc, o passeio Bike Natal Solidário, o Pet Noel (que inclui uma cãominhada e diversos concursos), entre outras ações. A chegada do Papai Noel está agendada para sexta-feira, dia 26 de novembro, na Praça do Congresso, quando inaugura a casa do Bom Velhinho, com um auto de Natal.
“Nós não conseguimos descrever tudo o que está sendo planejado para estes dois meses. Estamos nos preparando desde o primeiro semestre deste ano, trabalhando forte em parceria com a Fundação Cultural e a Prefeitura, para oferecer aquilo que acreditamos ser o mais bonito e encantador para a cidade”, diz Marangoni, ao completar: “vale lembrar, também, que tudo isso está sendo feito com o zelo que o investimento público merece. É uma responsabilidade muito grande”, enfatiza.