Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aglomerações no Centro de Triagem preocupam secretário de Saúde

Acélio afirma que muitas pessoas, sem sintomas, têm procurado o local para aquisição de testes rápidos

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 22/07/2020 - 10:03 Atualizado em 22/07/2020 - 10:07
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O número de atendimentos diários para coronavírus no Centro de Triagem de Criciúma, próximo ao hospital São José, vem preocupando as autoridades de saúde do município - sobretudo o secretário Acélio Casagrande. A preocupação é referente às aglomerações que se formam devido à ida desnecessária por parte de alguns pacientes.

“Acaba sendo um local de aglomeração que pode se tornar um ponto de transmissão entre as pessoas que estão indo ali. O Centro de Triagem é para atender as pessoas sintomáticas, com sintomas, aquelas que precisam ser triadas para ir ao hospital ou serem domiciliadas, e acaba que as pessoas estão indo ali procurar por testes rápidos”, disse o secretário.

Acélio ressaltou que, dos 150 atendimentos diários que o Centro está realizando, menos de 30 eram realmente sintomáticas e precisavam, de fato, ir ao local. A grande maioria das pessoas vem buscando o Centro para aquisição de testes rápidos, para saber se está com a Covid-19 ou se já contraiu a doença. A procura por testes na Triagem, sem sintomas, segundo o secretário, é um erro. 

“Sobre o teste rápido, as pessoas devem procurar quando estão sintomáticas e então procurar nas unidades de saúde, seja no centro ou em cada bairro. As pessoas podem ligar para lá para verificar a questão e, então, agendar para fazer o teste. Em todas as unidades de saúde as pessoas que apresentam sintomas estão sendo testadas, desde que seja agendado. Não dá para ficar fazendo teste rápido com toda a população dessa forma”, pontuou.

Ao procurar o posto de saúde, caso o paciente apresente sinais ele será testado. Caso tenha contato com alguém que positivou para o coronavírus, será isolado. De acordo com o secretário de Saúde, 20% dos sintomáticos que procuram o centro de triagens estão positivando para a doença, e ainda restam 14 mil testes rápidos a disposição no município.

Tags: coronavírus

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito