Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alto índice de gravidez na adolescência preocupa entidades

Em reunião, foram discutidas ações para tentar evitar a gestação precoce

Por Redação Siderópolis - SC, 23/07/2020 - 13:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Preocupados com o crescente número de casos de gravidez na adolescência, conselheiros tutelares e representantes do Conselho de Direitos das Crianças e Adolescentes estiveram reunidos com técnicos da Secretaria de Saúde de Siderópolis. No encontro, foram discutidas algumas ações para tentar evitar a gravidez precoce.

Uma das estratégias propostas na reunião foi à intensificação de campanhas educativas junto aos adolescentes, por toda a rede de atendimento. "Essa problemática não afeta apenas uma área, mas toda a rede. Além da gravidez precoce e suas implicações de saúde, muitas vezes a adolescente acaba abandonando os estudos em função da gestação. É preciso incentivá-los a buscarem orientações nas Unidades Básicas de Saúde. Assim, os adolescentes poderão tomar decisões, de forma mais consciente, sobre a vivência da sua sexualidade, de forma segura, responsável e com conhecimento sobre seu corpo", aponta a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e secretária de Assistência Social, Gladys Kestering.

Outra ideia é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas, por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). "O acompanhamento das equipes de ESF com famílias que têm adolescentes é muito importante. É preciso que cada equipe tenha mapeado em seus territórios essas famílias para incentivá-los a se informarem sobre os cuidados. Nessa conversa com os profissionais de saúde podem diminuir dúvidas e ansiedade, tornando-se mais seguros e confiantes sobre seu desenvolvimento afetivo e direitos sexuais", destaca a presidente do CMDCA.

O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em Siderópolis, também tem papel importante na conscientização dos jovens. "É uma estratégia que aborda, inclusive, a prevenção da gravidez na adolescência dentro da linha de ação sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos e Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids. Além de diversos métodos contraceptivos disponíveis na rede básica de saúde", ressalta a coordenadora de atenção básica, enfermeira Aline Brogni Vieira.

Ainda conforme a presidente do CMDCA, compreender o papel dos conselhos é fundamental. Principalmente, por se tratarem de espaços que funcionam como mecanismos de defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. "Queremos, de forma conjunta e articulada, atuar nestes casos. O Conselho Tutelar, como órgão público municipal, permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes cumpre com o seu papel de zelar por esses direitos", destaca Gladys.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito