Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) se reunirão na manhã desta terça-feira, 4, para reavaliar o último decreto de suspensão de atividades. A expectativa é de que os supermercados e restaurantes, que tiveram seus horários de atendimento reduzidos no último decreto, voltarão ao funcionamento comum.
De acordo com o prefeito de Cocal do Sul e presidente da Amrec, Ademir Magagnin, a reavaliação do decreto surge após um novo posicionamento do governador Carlos Moisés, além da busca pela unidade e sintonia dos prefeitos da região. “Temos uma nova situação onde o próprio governador, que classificava a área de alimentação dos restaurantes como não essencial, passa a considerar como essencial. Com certeza isso será avaliado, procurando retomar essa unidade para que a região não fique prejudicada”, disse.
Confira também - Amrec amplia restrições no combate à Covid-19
Ademir ressalta que os prefeitos vêm conversando e alinhando os pontos para combate à Covid-19. As conversas e os decretos surgem em uma das situações mais críticas do coronavírus na região, com o aumento diário na quantidade de óbitos e novos casos da doença.
A expectativa é de que a decisão de retirar os supermercados e os restaurantes das novas medidas restritivas da Amrec venha de forma praticamente unânime entre todos os prefeitos - algo que não aconteceu na composição do último decreto. “É uma tendência quase que unânime, até porque a linha de pensamento da semana passada era para tentar segurar todo mundo em casa no fim de semana. Acho que devemos avaliar e trabalhar forte na campanha de fiscalização, conscientização e fazer com que, de fato, vai prevalecer o decreto do Governo do Estado”, pontuou Ademir.
Sobre os restaurantes, Ademir também ressalta que, apesar da tendência de retomada do horário normal de atendimento, algumas medidas deverão ser implementadas - como a redução de pessoas por mesa, por exemplo.