A Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) decidiu flexibilizar as medidas restritivas para combate ao novo coronavírus, após ter decretado um “mini-lockdown”, com fechamento do comércio, na última semana. A decisão foi tomada em conjunto com os prefeitos dos 18 municípios da região, e passará a valer a partir deste sábado, 25.
O novo decreto terá validade de 14 dias após a sua implementação, e inclui a redução do atendimento simultâneo em supermercados para 40% de sua capacidade total, com a permissão de entrada de somente uma pessoa da família por vez, assim como novos horários de atendimentos para o comércio.
O comércio poderá funcionar, de segunda à sexta-feira, até no máximo às 18h00. Nos sábados, fica liberado somente o funcionamento no período da manhã, entre às 7h00 e o 12h00. Já nos domingos e feriados, os estabelecimentos comerciais estão proibidos de abrir.
Shoppings, galerias e centros comerciais poderão funcionar das 12h às 20h de segunda à sábado. Nos domingos, o horário de atendimento ficará entre 14h e 20h e, nos feriados, não poderá abrir. As praças de alimentação seguem o mesmo horário, com a proibição de atendimento após às 20h, a não ser por delivery, e dos serviços de bufê e rodízios após às 18h.
Os restaurantes, lanchonetes e conveniências só poderão executar rodízios até às 18h e, após às 22h, só poderão realizar entregas ou retiradas no balcão, com capacidade interna de 50% do total. Food Trucks só poderão realizar entregas e bares não poderão funcionar nos sábados e domingos, com atendimento limitado até às 18h.
Eventos, shows, música ao vivo, academias ao ar livre, acesso à praias, lagoas e afins, continuam proibidos. As academias privadas poderão funcionar até às 22h. Já os cultos religiosos estão aptos para acontecer de segunda à domingo, até às 20h, com capacidade máxima de 30%.