O Departamento Municipal de Assistência e Bem Estar Social (Dabes) de Maracajá realizou quase 500 atendimentos no mês de junho, um dos períodos de maior movimentação deste o início da pandemia do novo coronavírus. A informação é da diretora do Dabes, Suelen Zandonadi, explicando que a busca de ajuda da assistência social do município para se candidatar a benefícios do governo federal foi a maioria dos atendimentos naquele período.
“Fizemos centenas atendimentos para dar apoio a pessoas que estavam requerendo o auxílio emergencial do governo federal, ou necessitavam de nossa intervenção para solicitar emissão de documentos pessoais como certidões de nascimento e casamento ou identidade”, explica Suelen.
No mês de junho, com participação do Grupo de Enfrentamento Social ao Coronavírus em Maracajá, foi concedida auxílio alimentação – cestas básicas – para 77 famílias, quantidade inferior a meses anteriores, mostrando que as famílias vão aproveitando as oportunidades da retomada da economia para se manterem. “As pessoas de bem, as famílias trabalhadoras, quando enfrentam dificuldades como o desemprego ou a inatividade forçada pela pandemia, recorrem ao departamento e aceitam a ajuda, mas elas preferem se manter com seus próprios esforços”, relata a diretora do Dabes.
No mês que passou, segundo Zandonadi, foram concedidos, ainda, 77 kits de higiene e 15 caixas com 12 litros de leite cada, para famílias que ainda sofrem os efeitos da pandemia. No período ainda foi feito dez atendimentos a moradores de rua. Neste mês de julho o Departamento está focado em atender necessidades relacionadas a agasalhos de inverno para família em desvantagem social. A “Campanha do Agasalho” ainda precisa de cobertores e roupas masculinas de inverno. Doações pode ser levadas ao CRAS.
Desde a semana passada a equipe do CRAS vem preparando e distribuindo mantas de inverno para aquecer crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Um total de 75 cobertores foram adquiridos com recursos de 20% do salário do prefeito Arlindo Rocha, referente ao mês de maio.