Um requerimento do vereador de Içara Edson Freitas chamou atenção. Ele solicita ao serviço de streaming Netflix, que retire a série Round 6 do ar.
Polêmica, a atração mostra em uma competição de vida ou morte por dinheiro, que envolve jogos infantis. O próprio vereador diz entender que excedeu a função de vereador, mas vê um lado positivo: a reflexão. “Fiz uma indicação para que o Poder Executivo para que as escolas orientem os pais e um requerimento para que a Netflix fosse notificada para tirar do ar. Parece excessivo, e excede a competência do vereador, mas traz a discussão deste assunto tão importante para a cidade, o estado e para o país”, comenta.
Freitas lembra que outras cidades também tomaram atitudes. “Se analisar, Criciúma, em por exemplo, a Secretaria de Educação fez notificação para as escolas. Cidades do Brasil afora fazem recomendações. Até o criador da série não recomenda que menores assistam. Alguns me criticaram, outros elogiaram. Recebi a notícia de que na França, seis crianças foram hospitalizadas por estarem estimulando ações de um episódio desta série. Mexe com a saúde mental das nossas crianças e com as famílias”, relata.
O requerimento apresentado pelo vereador foi aprovado por unanimidade. “Agora, a Câmara faz um ofício e encaminhar para Netflix. Sei que tem programas piores, mas chama atenção para o diálogo. O problema desta é que usa brincadeiras infantis e estimula a realização de alguns atos”, diz Freitas, acrescentando que tem consciência que a Netflix pode sequer responder o ofício. “É bem possível que nem respondam, mas estou satisfeito pelo impacto local e as pessoas referirem sobre isso e cuidarem das crianças. Recebi mais elogios que críticas. Talvez excedi em mandar um ofício para a empresa, mas é bom para que os pais reflitam”, pontua.