O decreto estadual e municipal que determina a suspensão de atividades do setor de eventos, como festas e shows, termina neste domingo, 26, mas a retomada da atividade no estado ainda é uma incógnita. Devido ao aumento no número de casos e mortes pelo coronavírus na região, o setor segue uma previsão concreta de quando voltar.
Andei conversando com os assessores do prefeito Salvaro nesta semana a respeito disso e, a princípio, está para realmente começar a retomada de eventos com todos protocolos, mas não no mesmo cenário. Hoje vou dizer que não sei o parecer, não sei se realmente vamos retomar os eventos”, declarou a empresária e representante do segmento no sul de SC, Daiane Savi.
Daiane ressalta que, se dependesse exclusivamente do município, o setor voltaria com uma série de cuidados. A dúvida que ainda se mantém é em relação ao posicionamento do governador Carlos Moisés em relação a atividade. “O nosso maior medo é de que, devido ao aumento no número de casos e ocupação de leitos, ele [Moisés] venha com uma nova medida em relação aos eventos”, disse Savi.
Cerca de 10% dos empresários do setor no sul de Santa Catarina, segundo Daiane, já fecharam as portas, e esse número segue crescendo semanalmente. “Somente nessa semana outras quatro pessoas que estavam no grupo do setor colocaram anúncios para venda do material, porque realmente irão entregar seu espaço por não ter mais de onde tirar para continuar”, pontuou.
Cerca de 80% dos empresários do segmento na região ainda estão no aguardo de medidas que liberem a atividade no estado. Alguns já fecharam suas empresas e, outros, ou possuem rendas alternativas ou estão buscando, exatamente, outros trabalhos para se manter.